Canabidiol não prejudica a direção e efeito do THC passa em algumas horas, diz estudo

Fotografia tirada do banco de trás de um veículo mostra a cabeça e mão de uma pessoa sentada ao volante, enquanto segura um vaporizador e expele uma nuvem densa de vapor, além de alguns carros estacionados próximos a árvores, ao fundo.

Pesquisas lideradas por cientistas da Universidade de Sydney mostram que o CBD é seguro para dirigir e os efeitos do THC desaparecem em pouco tempo

Cientistas da Lambert Initiative demonstraram que um componente medicamente ativo da cannabis não afeta a capacidade de dirigir e a intoxicação moderada por THC dura algumas horas, com implicações para as leis sobre drogas e direção e o controle da cannabis medicinal.

Um estudo de referência sobre como a cannabis afeta a capacidade de dirigir mostrou que o canabidiol (CBD), um componente da cannabis agora amplamente usado para fins médicos, não prejudica a direção, enquanto quantidades moderadas do principal componente entorpecedor, o tetraidrocanabinol (THC), produzem um leve comprometimento da direção que dura até quatro horas.

O estudo foi liderado pela Lambert Initiative for Cannabinoid Therapeutics da Universidade de Sydney e conduzido na Universidade de Maastricht, nos Países Baixos. Ele foi publicado hoje na prestigiosa Revista da Associação Médica Americana.

O autor principal, Dr. Thomas Arkell, disse: “Essas descobertas indicam pela primeira vez que o CBD, quando administrado sem THC, não afeta a capacidade de dirigir de um sujeito. Essa é uma ótima notícia para aqueles que usam ou consideram o tratamento com produtos à base de CBD”.

Houve um crescimento substancial no tratamento médico com produtos relacionados à base de cannabis na Austrália e no exterior. Isso inclui o uso crescente de produtos que contêm CBD para doenças como epilepsia, ansiedade, dor crônica e vícios. Muitos produtos disponíveis atualmente também contêm uma mistura de THC e CBD.

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A pesquisa envolveu pessoas inalando cannabis vaporizada contendo diferentes misturas de THC e CBD, e então indo para uma direção de 100 quilômetros sob condições controladas em rodovias públicas, 40 minutos depois e quatro horas depois. Cannabis contendo principalmente CBD não prejudicou a direção, enquanto cannabis contendo THC, ou uma mistura de THC e CBD, causou comprometimento leve medido 40 minutos depois, mas não após quatro horas.

O Dr. Arkell disse que “com as leis sobre a cannabis mudando globalmente, as jurisdições estão lutando com a questão da direção prejudicada por uso de cannabis. Esses resultados fornecem insights muito necessários sobre a magnitude e a duração da deficiência causada por diferentes tipos de cannabis e podem ajudar a orientar a política de segurança no trânsito não apenas na Austrália, mas em todo o mundo”.

“A segurança no trânsito é a principal preocupação”, disse o Dr. Arkell. “Esses resultados devem permitir leis e regulamentações baseadas em evidências para pessoas que recebem cannabis medicinal”.

O diretor acadêmico da Lambert Initiative, professor Iain McGregor, disse: “Ficamos muito satisfeitos com a oportunidade de colaborar com o professor Jan Ramaekers e sua equipe neste estudo. Estudar os efeitos da cannabis na direção com tanta precisão em um contexto do mundo real é extremamente importante”.

“Os resultados devem tranquilizar as pessoas que usam produtos apenas com CBD de que provavelmente estão seguras para dirigir, ao mesmo tempo em que ajudam os pacientes que usam produtos com predominância de THC a compreender a duração da deficiência”, concluiu o professor.

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Método

O estudo envolveu dar a 26 participantes saudáveis ​​quatro tipos diferentes de cannabis em uma ordem aleatória para vaporizar em quatro ocasiões diferentes. O desempenho de direção de cada participante foi então avaliado na estrada em condições do mundo real ao longo de um trecho de 100 quilômetros de rodovia pública em um carro de controle duplo com um instrutor presente.

Os testes foram feitos na Universidade de Maastricht, nos Países Baixos, usando um teste científico bem estabelecido que mede o desvio padrão da posição do veículo (SDLP), um índice de mudança, desvio e sobrecorreção de faixa. O SDLP aumenta sob a influência de álcool e drogas como Valium e Stilnox.

Os participantes vaporizaram cannabis contendo principalmente THC, principalmente CBD, THC e CBD em combinação, ou cannabis placebo (sem componentes ativos). A quantidade de THC vaporizada pelos participantes foi suficiente para causar fortes sensações de entorpecimento.

Para testar como os diferentes tipos de cannabis afetam a direção, os participantes realizaram dois testes de direção em estradas de uma hora, começando aos 40 minutos e às quatro horas após a inalação de cannabis vaporizada.

O professor McGregor disse que “com a rápida mudança de atitudes em relação aos usos médico e não médico de cannabis, dirigir sob a influência de cannabis está emergindo como uma questão de saúde pública importante e um tanto controversa”.

“Embora alguns estudos anteriores tenham analisado os efeitos da cannabis na direção, a maioria se concentrou na cannabis fumada contendo apenas THC (não CBD) e não quantificou precisamente a duração da deficiência”, alertou McGregor.

“Este é o primeiro estudo a ilustrar a falta de efeitos do CBD na direção e também fornecer uma indicação clara da duração do comprometimento pelo THC”.

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#PraCegoVer: fotografia (de capa) tirada do banco de trás de um veículo que mostra a cabeça e mão de uma pessoa sentada ao volante, que segura um vaporizador e expele uma nuvem densa de vapor; ao fundo, vê-se alguns carros estacionados próximos a árvores.

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