Câmara dos Representantes dos EUA aprova a descriminalização da maconha

Coletivo estadunidense NORML anunciou pelo Twitter a aprovação do Ato de Oportunidades, Reinvestimento e Expurgação da Maconha, ou Ato MORE, pela Câmara Legislativa dos Estados Unidos. Projeto ainda deve passar pelo Senado e sanção presidencial
Na tarde desta sexta (4), a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou por remover a maconha do Ato de Substâncias Controladas federal de uma vez por todas: o Ato MORE, que, segundo o coletivo NORML anunciou pelo Twitter, teve aprovação da Casa, descriminaliza a cannabis e abre o caminho para apagar os registros de condenações federais por crimes não violentos relacionados à maconha.
We. Did. It.
The MORE Act has passed the House to #EndCannabisProhibition
50 years in the making. pic.twitter.com/yJ1V7tPiKK
— NORML (@NORML) December 4, 2020
De acordo com a CNN, o projeto foi aprovado em grande parte pelas linhas partidárias: 222 democratas, cinco republicanos e um independente votaram a favor, enquanto 158 republicanos e seis democratas votaram contra.
Na semana em que a Comissão de Drogas Narcóticas da ONU votou para remover a maconha e sua resina da categoria das drogas mais perigosas do mundo, abrindo caminho para oportunidades adicionais de pesquisa, a aprovação do projeto de lei que acaba com a proibição federal da maconha nos Estados Unidos também cria oportunidades na indústria emergente, permite aos veteranos de guerra obter prescrições de cannabis medicinal e estabelece fontes de financiamento para reinvestir em comunidades desproporcionalmente afetadas pela guerra contra as drogas.
Se o Ato MORE for aprovado pelo Senado e tiver a sanção presidencial, algo previsto para acontecer em 2021, a indústria da maconha no país deve abrir as portas para uma estrutura legal que, quando estabelecida, atrairá a atenção de bancos e grandes instituições, transformando o panorama da cannabis por completo no país.
Leia também:
Congresso dos EUA vota projeto de lei histórico para descriminalizar a cannabis
#PraCegoVer: fotografia (em destaque) que mostra uma bandeira dos EUA personalizada com desenhos da folha da maconha, nas cores verde, preto e branco, hasteada ao vento, e parte de um prédio ao fundo. Foto: Sean Dunbar | Flickr.

- Associação obtém HC coletivo inédito para cultivo de cannabis com fins terapêuticos do Brasil - 8 de fevereiro de 2021
- Psicodelia, funcionalidade e estilo para consumidores de haxixe - 20 de janeiro de 2021
- Aposentada obtém HC para tratar glaucoma e dor crônica com cannabis - 9 de dezembro de 2020
- Câmara dos Representantes dos EUA aprova a descriminalização da maconha - 4 de dezembro de 2020
- Neurocientista desvenda cinco mitos comuns sobre cannabis e saúde - 18 de novembro de 2020
- O avanço da legislação sobre cannabis nos EUA tem impacto no Brasil? - 11 de novembro de 2020