Câmara dos EUA aprova projeto de descriminalização da maconha

Fotografia de uma seda com as cores da bandeira dos EUA contendo maconha triturada, junto a uma porção de buds, sobre uma superfície preta.

A legislação também estabeleceria procedimentos para expurgar condenações anteriores por delitos de cannabis

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou nesta sexta-feira (1) um projeto de lei que visa descriminalizar a maconha em nível federal.

Os legisladores aprovaram a medida por 220 votos favoráveis e 204 contrários em uma votação amplamente partidária.

De acordo com a NBC News, os republicanos Tom McClintock, Matt Gaetz e Brian Mast votaram a favor da legislação, enquanto os democratas Chris Pappas e Henry Cueller votaram contra.

“Esta votação é um indicador claro de que o Congresso finalmente está ouvindo a grande maioria dos eleitores que estão cansados ​​de nossas políticas fracassadas de criminalização da maconha e os danos que continuam a infligir em comunidades em todo o país todos os dias”, disse o diretor político da NORML Morgan Fox, em comunicado.

Além de descriminalizar a cannabis, o Ato de Oportunidades, Reinvestimento e Expurgação da Maconha (Ato MORE) estabeleceria dispositivos para limpar os registros criminais das pessoas condenadas por crimes relacionados à planta e um imposto sobre a venda de produtos de maconha.

Leia mais: Vendas anuais de maconha nos EUA podem chegar a US$ 72 bilhões até 2030

A receita arrecadada através do imposto iria para um fundo para fornecer treinamento profissional, orientação, tratamento de abuso de substâncias, assistência jurídica, serviços de reinserção social e programas de recreação para jovens.

Também estabeleceria fontes de financiamento para reinvestir em comunidades desproporcionalmente afetadas pela guerra às drogas.

Contudo, o Ato MORE precisará obter 60 votos no Senado, igualmente dividido, antes de seguir para a mesa do presidente Joe Biden, um resultado visto como improvável, dada a falta de apoio republicano à proposta.

A Câmara já havia aprovado o Ato MORE no final de 2020, mas o projeto não passou no Senado.

Leia também:

Estados Unidos: Senadores aprovam projeto de incentivo à pesquisa sobre cannabis

#PraTodosVerem: fotografia de uma seda com as cores da bandeira dos EUA contendo maconha triturada, junto a uma porção de buds, sobre uma superfície preta.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!