Câmara do DF aprova projeto que estimula a pesquisa sobre o uso medicinal da maconha

Fotografia de um top bud repleto de pistilos cor creme que aparece acima das demais plantas do cultivo de cannabis que, coberto por uma tela branca, aparece no segundo plano em pior foco. Imagem: Teanna Morgan | Unsplash.

Aprovada na forma de um substitutivo, a proposta visa, entre outras medidas, estimular a produção de estudos científicos. As informações são da Agência CLDF

Incentivar a difusão de informações, apoio e suporte técnico aos pacientes que utilizam “maconha medicinal” em tratamentos de patologias diversas, nos casos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Este é o objetivo do projeto de lei nº 1.429/2020, do deputado Leandro Grass (Rede), aprovado na tarde desta terça-feira (30), durante sessão extraordinária remota da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O texto segue agora para sanção do governador Ibaneis Rocha.

Leia mais: Comissão da Câmara Legislativa do DF aprova projeto sobre pesquisa de cannabis medicinal

​​​​​​​O projeto trata da prevenção da saúde e incentivo às pesquisas científicas com a cannabis. “Há muitos tabus na dimensão farmacêutica e terapêutica do uso da cannabis medicinal. Por isso, em muitos casos, é preciso recorrer ao judiciário, o que dificulta o acesso, principalmente, das famílias de baixa renda”, comentou o autor da proposição.

Aprovado na forma de um substitutivo, o PL visa, entre outras medidas, estimular a produção de pesquisas científicas. “No processo de regulamentação da cannabis medicinal e da expansão do seu uso, notou-se a necessidade de uma série de informações para a segurança dos pacientes, que precisam conhecer com exatidão os componentes e efeitos do que estão consumindo”, acrescentou Grass, ao justificar o projeto.

Enquanto isso, em Nova York

O Senado do Estado de Nova York votou nessa terça-feira por 40 a 23 para aprovar um projeto de lei que legaliza o uso adulto da maconha. Na Assembleia a votação foi de 100 a 49 pela aprovação da proposta, que agora segue para a mesa do governador Andrew Cuomo. Se o projeto for assinado, Nova York se tornará o décimo sexto estado dos EUA, junto com o Distrito de Colúmbia, a legalizar a erva para uso social.

Leia mais:

Senado e Câmara de Nova York aprovam projeto de legalização da maconha

#PraCegoVer: fotografia de um top bud repleto de pistilos cor creme, que aparece em foco e acima da altura da rede branca que cobre o restante do cultivo. Imagem: Teanna Morgan | Unsplash.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!