Ben & Jerry’s faz campanha para que Senado dos EUA aprove a legalização da maconha

Ilustração mostra a mão de uma pessoa branca passando um baseado para a mão de uma pessoa negra, que tem uma algema no punho, à frente de uma nuvem de fumaça e um fundo verde. Imagem: Ben & Jerry's.

Gigante do sorvete oferece maneira fácil para os fãs enviarem uma mensagem aos senadores pedindo pela adoção de um projeto de lei que descriminaliza a cannabis em nível federal

Nessa quarta-feira, 20 de abril, é o feriado não oficial da maconha (4/20 no inglês americano), quando entusiastas da cannabis em todo o mundo celebram a planta e muitos aproveitam a ocasião para protestar pelo fim da proibição.

Entre os que fazem da data uma oportunidade para pedir pela legalização da planta, está a gigante do sorvete Ben & Jerry’s, que lançou uma campanha em parceria com a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), exortando os americanos a pressionarem o Senado dos EUA para seguir o exemplo do Câmara dos Representantes e aprovar um projeto de lei que descriminalizaria a maconha e eliminaria os registros de pessoas condenadas por crimes de cannabis: o Ato de Oportunidades, Reinvestimento e Expurgação da Maconha (Ato MORE).

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A Ben & Jerry’s ressalta na campanha que, apesar de 39 estados americanos descriminalizarem ou legalizarem a maconha para uso medicinal ou adulto, centenas de milhares de pessoas ainda são presas todos os anos por posse ou ainda estão presas por condenações passadas — e são desproporcionalmente negras. Além disso, embora a indústria legal de cannabis valha mais de US$ 25 bilhões por ano, os homens brancos preenchem mais de 70% dos cargos executivos da indústria, enquanto apenas 7% são negros.

Essa não é a primeira vez que a Ben & Jerry’s chama a atenção para o problema, contudo esta campanha visa pressionar especificamente o Senado estadunidense, que em 2020 barrou o Ato MORE, após ser aprovado na Câmara.

A empresa adaptou a home page de seu site com o tema da campanha e um botão que leva o internauta a um formulário para redação e assinatura de uma carta, que será enviada aos senadores, pedindo pela aprovação do Ato MORE no Senado.

#PraTodosVerem: print screen da home page do site da Ben & Jerry’s, onde se vê as palavras “Legalization without justice is half baked”, em branco sobre fundo verde, e a foto de três buds de maconha.

“Com 91% dos adultos estadunidenses apoiando algum tipo de legalização da maconha, é hora de nossas leis refletirem a vontade do povo”, diz o comunicado da campanha.

Chris Miller, chefe global de estratégia de ativismo da Ben & Jerry’s, disse que “a comunidade negra e parda suportou o alto custo da proibição da cannabis e o sistema de encarceramento em massa que alimentou, enquanto os homens brancos colhem os benefícios financeiros da indústria legalizada da cannabis”.

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“É por isso que o Senado deve aprovar imediatamente uma legislação que comece a corrigir os erros das décadas de guerra às drogas, legalizando a cannabis e eliminando registros enquanto restaura a equidade para a crescente indústria legal de cannabis”, defendeu.

As vendas legais de maconha nos Estados Unidos estão projetadas para ultrapassar os US$ 33 bilhões (R$ 155 bilhões) até o final de 2022, de acordo com um estudo recente do Marijuana Business Daily.

O líder da maioria no Senado dos EUA, Chuck Schumer, revelou em julho do ano passado o rascunho de um projeto abrangente de reforma da maconha que legalizaria a planta federalmente, enquanto permitiria que os estados continuassem a decidir se autorizam ou não as vendas comerciais.

O Ato de Administração e Oportunidade da Cannabis, resultado de um processo liderado por Schumer e pelos senadores democratas Cory Booker e Ron Wyden, também enfrenta, como o Ato MORE, o desafio dantesco de obter 60 votos no Senado para ser aprovado — o que significa que pelo menos 10 republicanos teriam de votar a favor.

“Por muito tempo, as leis de drogas dos Estados Unidos foram aplicadas de forma desigual com grande custo para comunidades negras e pardas. Embora nenhuma lei possa desfazer vidas inteiras de injustiça, nossa nação deve imediatamente tomar medidas básicas que a esmagadora maioria dos americanos apoia”, disse Cynthia W. Roseberry, vice-diretora de políticas da ACLU. “É disso que se trata esta campanha 4/20 Cannabis Justice, trazer a voz dos estadunidenses aos seus formuladores de políticas no Capitólio.”

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#PraTodosVerem: ilustração mostra a mão de uma pessoa branca passando um baseado para a mão de uma pessoa negra, que tem uma algema no punho, à frente de uma nuvem de fumaça e um fundo verde. Imagem: Ben & Jerry’s.

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