Bem Bolado é Bahia: campanha exalta riqueza cultural e regional do Brasil

#PraCegoVer: Em destaque, ilustração de capa composta por um mosaico com frames de captura dos vídeos da campanha e em branco no centro da imagem "Bem Bolado é Bahia". bem bolado

Brasileiríssima desde sua origem, em 2012, a Bem Bolado aposta na regionalização da comunicação, enaltecendo a autenticidade baiana em nova série de vídeos

É barril dobrado, é Bahia, é Brasil – e é brincando com o que há de mais precioso na característica regional, a linguagem, que a Bem Bolado encontra o fio condutor de sua nova campanha, que resgata uma história antiga com o estado nordestino, primeiro a receber a marca paulista em expansão, para exaltar a diversidade cultural do nosso país e, é claro, dialogar com ela.

Em uma busca por regionalizar a marca, ou “falar a língua de cada região”, nas palavras de Fabrício Penafiel, diretor de marketing da Bem Bolado, a Bahia surgiu como primeira opção. Por quê?

“Porque é o maior polo cultural do Brasil, todo mundo gosta da Bahia, o Brasil foi descoberto na Bahia, foi o lugar que recebeu a Bem Bolado de braços abertos lá atrás… por todos esses motivos a gente escolheu a Bahia“, ele diz. E não poderia ser diferente – nos símbolos gráficos ou nos versos do poeta Manuca Almeida que estampam os produtos desde sempre, o fato é que a Bahia é uma fonte de inspiração que remete também às raízes da marca.

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E, neste resgate às próprias origens, a Bem Bolado, que tem forte presença no estado, seja em Salvador, no Porto da Barra, na Feira de São Joaquim ou até nas pacatas praias de Itacaré, foi fumar na fonte, e produziu, com o apoio de uma equipe 100% baiana, uma série de quatro vídeos, que serão exibidos ao longo do mês de outubro nas redes sociais.

“A Bem Bolado nos deu a possibilidade de fazer um recorte específico e particular de rituais e paisagens que fazem parte da rotina de que vive ou viveu em Salvador”, conta o roteirista Pietro Leal que, com os conterrâneos Cassio Neves, que assina a direção, e Nathália Reis, como diretora de fotografia, deu o tom da campanha.

O filme que, segundo o diretor, “mostra a Bahia de uma maneira muito genuína”, usa elenco local, dando autenticidade a personagens em situações comuns, nas quais pessoas de todos os cantos do país podem se reconhecer, como o ritual entre amigos ou em algum pico especial.

“Passamos um tempo observando e escolhendo os personagens que têm a cara da Bahia, que têm essa cultura, esse jeito mais irreverente de ser“, diz o diretor Cassio Neves, que toca em outro conceito claro da ação: a representatividade. “Uma pessoa de Salvador, nascida no [bairro do] Cabula, junto com Pietro, junto com Nath, três baianos que foram lá para mostrar essa representatividade, não só para quem estava sendo filmado, mas para quem estava filmando”, ele destaca.

E, para “brocar” de vez, a divulgação da campanha conta ainda com a ajuda de “fumadores de opinião” da região, que foram selecionados através do questionário divulgado no mês de agosto pela Smoke Buddies.

Acompanhe as redes sociais da Bem Bolado Brasil e não perca!

FICHA TÉCNICA:

Diretor: Cassio Neves
Produção Executiva: Fabrício Penafiel, Katia Cesana
Assistente de Direção: Nathália Reis
Diretora de Fotografia: Nathália Reis
Diretor de Arte e ilustrações: Pietro Leal
Produtor de Elenco: Roberto Ramos
Atores: Tales Castro, Daniel Farias, Ninho e Joãozinho, Denisson, Renata, Lula, Paulo, Menina Tupac, Tia da Feira, Barbeiro e Vivaldino.
Produtor de áudio: Álvaro Alexandre Alves

#PraCegoVer: Em destaque, ilustração de capa composta por um mosaico com frames de captura dos vídeos da campanha e em branco no centro da imagem “Bem Bolado é Bahia”.

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