Você sonha menos quando vai dormir depois de F1?

Copia de capa blog cannabis sono 13012022 Você sonha menos quando vai dormir depois de F1?

Jah estamos cansados de saber que a Cannabis é uma ajuda efetiva para pessoas que sofrem de insônia. Das muitas aplicações medicinais da Cannabis, induzir o sono certamente é uma delas

No entanto, o que é estranho é que muitos dos que usam a maconha para dormir suave regularmente dizem que têm dificuldade para sonhar ou lembrar o que sonharam. Por que a habilidade de sonhar é afetada quando dormimos sob os efeitos da verdinha?

Para tratar desse assunto, uma pesquisa foi conduzida para analisar as fases do sono de usuários experientes de maconha, enquanto estavam sob o efeito do THC e de um placebo (substância sem efeito). As descobertas demonstraram uma redução nos movimentos dos olhos e menos tempo na fase do sono profundo, conhecida como REM, quando estão sob o efeito do THC.

Também foi notado que a interrupção do uso do THC aumentou drasticamente o tempo gasto na fase profunda do sono, por um período curto após a abstinência do uso da maconha. Estas descobertas são as primeiras evidências conclusivas de que o THC interfere na fase do sono profundo, a REM.

Leia também – Delta-8-THC: a maconha sem a ansiedade

A fase profunda do sono e a recuperação do corpo

A fase REM ou profunda do sono é o estágio do sono onde os sonhos acontecem e nosso cérebro começa a funcionar quase como se a gente estivesse acordado, só que o ambiente é produzido pela nossa mente. Estes estados de sonhos, quando reproduzidos excessivamente, podem sobrecarregar a mente como na consciência normal, que irá resultar em irritabilidade, mesmo após uma quantidade suficiente de sono.

Sabendo que a maconha reduz drasticamente o tempo do nosso sono na fase profunda (REM), na realidade ela prolonga o tempo do sono numa outra fase chamada “ondas lentas”. Neste estágio do sono, o corpo é capaz de se recuperar da exaustão física e emocional causadas no dia anterior. Especialistas têm dito que os efeitos mais danosos associados com o pouco sono são causados por quantidade insuficiente de sono justamente na fase que o THC ajuda a manter, a das “ondas lentas”. Alguns dos efeitos são pressão sanguínea alta em indivíduos mais velhos.

Portanto, pessoas que não conseguem descansar quando dormem, apesar da quantidade de tempo gasto para dormir ser suficiente, poderiam igualmente se beneficiar com um sono de qualidade se usassem a maconha para dormir.

O sono e os sonhos sem a cannabis

Quando as pessoas param de usar a Cannabis elas experimentam uma inundação de sonhos intensos, acompanhados de necessidade de descanso nas noites seguintes. Isto é por causa do efeito de ricochete da fase profunda do sono (REM). O jeito do corpo de recuperar o atraso nos estágios do sono. Foi descoberto que menos tempo gasto na fase profunda do sono pode na verdade melhorar a memória e o aprendizado, como também pode aliviar os sintomas iniciais da depressão.

Muitas pesquisas recentes vêm confirmando os benefícios da cannabis medicinal na hora de dormir. Nos países onde a erva é legalizada, está sob o controle do governo, o uso da maconha medicinal é difundido e permite que muitas pessoas tenham mais qualidade de sono e de vida.

Leia também:

As mulheres e a cannabis

#PraTodosVerem: imagem de capa é uma ilustração de um céu com várias camadas de nuvens, em tons de roxo e rosa, e um travesseiro onde repousa uma folhinha de maconha. A frase “a cannabis e o sono” acompanha, bem como o logo da Bem Bolado. Imagem: Divulgação.

BemBoladoBrasil Você sonha menos quando vai dormir depois de F1?

Sobre Bem Bolado Brasil

Uma empresa do bem, baseada em produtos e ideias criativas, inovadoras e funcionais, desde 2012
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!