Na Bélgica, um estudo usa cannabis para limpar solos

Fotografia que mostra dois ramos apicais de um cultivo de cannabis (cânhamo), em início de floração, e a mão de uma pessoa tocando uma das plantas, em fundo desfocado de vegetação. Imagem: Freepik | jcomp.

Pesquisadores belgas estão investigando a capacidade da cannabis de limpar solo contaminado por metais pesados. As informações são da Newsweed

Conhecemos as propriedades terapêuticas da cannabis, mas também as proezas industriais que podem ser extraídas de suas fibras. Pesquisadores belgas estão agora investigando sua capacidade de “limpar” solo contaminado por metais pesados. Esse é o objetivo de um estudo, em andamento, realizado pela Universidade Católica de Louvain. Os resultados são “promissores”, segundo os cientistas.

“O cânhamo acumula metais pesados em suas partes aéreas e estabelece estratégias de resistência a um ambiente poluído”, regozija-se Marie Luyckx, doutoranda em fisiologia vegetal, no comunicado de imprensa da Universidade. A pesquisadora está codirigindo este estudo com Stanley Lutts, professor da Faculdade de Ciências.

Saiba mais: Três benefícios do cultivo de cânhamo para a agroindústria

Concretamente, os cientistas cultivarão cânhamo em uma estufa e, em seguida, diretamente no solo. Depois de plantado, ele terá que “limpar” o solo contaminado com cádmio, zinco ou chumbo. Na época, os fabricantes não se importaram: eles descartaram metais pesados ​​diretamente no solo. Essas terras também podem sofrer com uma taxa muito alta de fertilizantes, usados ​​na agricultura.

Na Europa, o equivalente à Grécia em solos poluídos

Solo poluído não pode ser cultivado para produzir alimentação humana. Portanto, é um problema limpá-lo. Principalmente por que “na Europa 137 mil km2 de terras agrícolas estão contaminados com metais pesados ​​e, portanto, impróprios para uso alimentar”, observa a Universidade. É o equivalente ao território da Grécia.

Leia também: Compromisso com o verde: Bem Bolado recebe selo Eureciclo

Depois de limpar o solo, o que fazer com a planta de cannabis? Ela terá absorvido todos esses metais pesados? Não, jura a universidade, que promete que a planta poderá até ser usada na indústria. Com uma condição: pode ser usada “de acordo com os padrões Oeko-tex definidos e/ou tratamentos associados para evitar que metais pesados ​​sejam liberados posteriormente”.

Um estudo americano anterior sugeriu que as flores de cânhamo que cresciam em um ambiente poluído eram adequadas para consumo.

Leia mais:

Minicasa de cânhamo evidencia conceito de construção saudável

#PraTodosVerem: Fotografia que mostra dois ramos apicais de um cultivo de cannabis, em início de floração, e a mão de uma pessoa tocando uma das plantas, em fundo desfocado de vegetação. Imagem: Freepik | jcomp.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!