Bebidas com sabor de cannabis chegam às lojas de conveniência na Tailândia

Fotografia que mostra uma pessoa segurando duas garrafas da bebida da Ichitan, uma com rótulo em fundo cinza e outra amarelo, onde se vê a marca “Green Lab” sobre uma tarja verde e o logo de folha de cannabis que traz o nome da empresa no lugar de um dos folíolos, na Tailândia. Imagem: Youtube / Lower100THB.

Gigante das bebidas tailandesa mantém o ânimo com produtos terpenados, enquanto a terceira onda de Covid-19 cancela eventos sobre maconha. As informações são da Nikkei Asia

Os produtos relacionados à cannabis se tornaram mais acessíveis do que nunca para as pessoas na Tailândia, já que bebidas engarrafadas com aroma da planta estão sendo vendidas em lojas de conveniência e em máquinas de venda automática em todo o país.

O Ichitan Group, maior fabricante de chás prontos para beber da Tailândia, lançou duas bebidas com infusão de terpenos, compostos encontrados em várias plantas, mas mais conhecidos como a principal fonte do aroma distinto da cannabis.

Um logotipo semelhante à folha de cannabis aparece nas garrafas de dois produtos de chá Ichitan: um chá verde com aroma de camomila e terpeno sem açúcar e outro adoçado com aroma de limão e terpeno. Os produtos não contêm substâncias psicoativas como o canabidiol.

As bebidas engarrafadas foram recentemente colocadas à venda nas lojas de conveniência 7-Eleven em todo o país. Elas também são vendidas em shoppings, estações de trem, complexos de condomínios e outros locais em mais de 13.000 máquinas de venda automática fornecidas pela empresa Sun Vending Technology.

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Ambos os sabores foram recentemente avaliados a 30 bahts (R$ 5) em uma loja 7-Eleven no centro de Bangkok. A Ichitan estabeleceu uma meta de vendas de 500 milhões de bahts (R$ 84 milhões) para os produtos em seu primeiro ano.

A Ichitan foi uma das primeiras grandes empresas tailandesas de alimentos e bebidas a identificar o potencial dos produtos de cannabis. Existem vários restaurantes, cafés e bares com licença independente que servem pratos e bebidas de cânhamo. Ninguém tentou atingir o mercado de massa da maneira que Ichitan fez.

“Ser a pioneira no novo mercado será um fator importante para obter uma vantagem com o lançamento do produto, enquanto estuda o comportamento dos clientes-alvo — a nova geração urbana”, disse o CEO e presidente da Ichitan, Tan Passakornnatee.

Depois de permitir a maconha medicinal em 2019, a Tailândia relaxou em janeiro ainda mais os regulamentos. Qualquer indivíduo ou empresa pode obter permissão para adquirir, cultivar, produzir e vender produtos de cânhamo. Partes da planta do cânhamo podem ser processadas para fazer remédios, alimentos ou cosméticos. No entanto, o cânhamo usado em bebidas não foi aprovado pela lei, segundo Ichitan.

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A Tailândia trata o cânhamo e a cannabis de maneiras diferentes. Embora sejam da mesma espécie, o cânhamo é quase isento de tetraidrocanabinol (THC). Também é conhecido por suas fibras fortes, que podem ser usadas na fabricação de cordas, papel, roupas e outros produtos.

Temos uma forte aliança com as fontes de produção e esperamos receber uma licença para o plantio e extração [do cânhamo], cobrindo o upstream e o midstream”, disse Tan. “Uma vez recebido o sinal verde da lei, a produção pode ser iniciada instantaneamente”, acrescentou.

Cultivar cannabis só será permitido sob supervisão do governo. O uso de partes altamente narcóticas da planta de cannabis, especialmente os buds, será estritamente limitado ao uso médico, pesquisa e cultivo.

A legalização da cannabis se tornou uma tendência global, embora irregular. Em março, Nova York se tornou o 17º estado dos EUA a legalizar a maconha para uso adulto. O México está aguardando a aprovação do Senado de um projeto de lei que legalizaria a maconha adulta. A Câmara dos Deputados, a câmara baixa, aprovou a legislação em março e o presidente Andrés Manuel López Obrador sinalizou disposição para assinar o projeto. Mais de 50 países legalizaram a maconha medicinal.

O governo tailandês promove o cânhamo e a cannabis como culturas comerciais de várias maneiras. Ele acredita que os produtos de cânhamo podem atrair viajantes curiosos, bem como turistas médicos. O cultivo de cânhamo e cannabis pode gerar renda para os agricultores.

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Os investidores também veem o mercado legal de cannabis como uma mina de ouro. O fundo tailandês MFC Asset Management anunciou um plano para estabelecer o primeiro fundo mútuo da Tailândia com foco em investimentos em negócios relacionados ao cânhamo. O gestor de ativos espera que o mercado global de cannabis legal cresça 17,1% ao ano até 2025.

No entanto, o interesse comercial pela cannabis na Tailândia, que foi desencadeado pela desanexação em janeiro, foi atenuado pela terceira onda da pandemia de Covid-19 e subsequentes fechamentos de negócios. A primeira grande convenção de cannabis em Bangkok marcada para 19-20 de abril foi adiada para 19-20 de julho. Um seminário de negócios sobre extratos de cannabis agendado para quinta-feira também foi cancelado.

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#PraCegoVer: fotografia que mostra uma pessoa segurando duas garrafas da bebida da Ichitan, uma com rótulo em fundo cinza e outra amarelo, onde se vê a marca “Green Lab” sobre uma tarja verde e o logo de folha de cannabis que traz o nome da empresa no lugar de um dos folíolos. Imagem: Youtube / Lower100THB.

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