Aumenta interesse em vendas a descoberto no mercado de ações de maconha

Fotografia em plano fechado que mostra uma flor de maconha no início do desenvolvimento com pistilos amarelos concentrados no lugar da formação, em contraste com várias folhas de cor verde-escuro. Foto: Pexels.

Os pessimistas estão novamente apostando contra três das ações mais populares de maconha. Saiba mais no artigo de Sean Williams para o Motley Fool, traduzido pela Smoke Buddies

Durante grande parte da meia década passada, as ações de maconha estavam entre os investimentos mais quentes em Wall Street. Os investidores que conseguiram suportar a volatilidade no estágio inicial do setor foram tratados com ganhos que ocasionalmente superavam 1.000% a partir de 2018 e início de 2019.

Mas nos últimos 14 meses, a bolha de cannabis estourou inegavelmente. Embora a indústria ainda tenha incríveis perspectivas de crescimento a longo prazo, enquanto transita dezenas de bilhões de dólares em vendas de maconha do mercado clandestino para canais legais, ela lida com os principais problemas de fornecimento no Canadá, altas taxas de impostos nos EUA e questões de financiamento na América do Norte e, mais recentemente, a pandemia da doença do coronavírus 2019 (COVID-19).

Em alguns casos, o fracasso dos estoques de cannabis apresentou uma oportunidade para os investidores de longo prazo se recarregarem. Porém, para certas ações de maconha, até os menores ralis foram enfrentados com maior resistência por short-sellers (investidores que ganham dinheiro quando o preço das ações de um estoque cai). Entre o final de abril e o final de maio, o interesse por vendas a descoberto (short interest) aumentou notavelmente por três das ações mais populares de maconha.

Aurora Cannabis

Após mais do que dobrar de valor após a divulgação dos resultados operacionais do terceiro trimestre fiscal, o short interest na Aurora Cannabis aumentou 15% em relação ao mês anterior, para 21,3 milhões de ações. Isso significa que quase 20% da flutuação da Aurora é detida por pessimistas.

Embora a Aurora tenha produzido vendas acima do esperado em seu relatório fiscal do terceiro trimestre e pareça estar no caminho das metas de corte de custos estabelecidas no início do ano, ainda existem várias razões para os céticos permanecerem em suas posições.

Para começar, esperava-se que a Aurora Cannabis se tornasse uma grande força internacional, mas não foi nada disso no início. Apesar de ter acesso a duas dúzias de países fora do Canadá, a Aurora tem lutado para gerar muito mais de 4 milhões de dólares canadenses trimestralmente nos mercados estrangeiros. A recente aquisição da empresa Reliva, de canabidiol (CBD) à base de cânhamo, pode fornecer um aumento temporário nas vendas internacionais, mas está longe do esperado, dada a agressiva expansão da capacidade da Aurora em 2018 e 2019.

A equipe de administração da Aurora também fez um péssimo trabalho na criação de valor para seus acionistas. Com exceção da aquisição da CanniMed, a Aurora usou quase exclusivamente suas ações ordinárias como garantia ao comprar outras empresas e financiar suas atividades operacionais. Como resultado (e levando em conta um recente desdobramento de 1 para 12 para evitar a deslistagem da bolsa de valores de Nova York), a contagem de ações da empresa aumentou de 1,3 milhão em junho de 2014 para pelo menos 109,3 milhões. Essa contagem de ações continuará em alta, especialmente com o conselho da Aurora aprovando uma oferta de US$ 350 milhões no mercado.

Para completar, o balanço da Aurora é um desastre. O goodwill é responsável por mais da metade do total de seus ativos, e há uma probabilidade crescente de baixa contábil de estoques e instalações, propriedades e equipamentos. Em suma, há uma boa razão pela qual os short-sellers estão migrando para a Aurora Cannabis.

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Cronos Group

A Aurora não está sozinha quando se trata de aumentar o short interest. O produtor licenciado Cronos Group, com sede em Ontário, viu o número de ações classificadas como ‘venda’ subir de cerca de 42,2 milhões no final de abril para 48,5 milhões um mês depois. Tradução: 27% da flutuação do Cronos Group é detida por pessimistas.

O que torna essa grande presença de short-sellers uma surpresa é o fato de o Cronos Group ter uma capacidade de caixa, equivalentes de caixa e títulos negociáveis ​​em seu balanço patrimonial no valor US$ 1,33 bilhão, para ser mais preciso. Essa recompensa de capital decorre de um investimento de US$ 1,8 bilhão em ações do Altria Group que foi fechado em março de 2019, dando à Altria uma participação de 45% na empresa. Com esse caixa representando 58% do valor de mercado da Cronos em 17 de junho, você pensaria que os investidores seriam menos pessimistas, mas certamente existem razões para o ceticismo.

Talvez o maior problema para o Cronos Group seja que ele foi tratado como um participante importante no espaço da cannabis, apesar de não ser um grande produtor. O principal ativo de cultivo da empresa é a Peace Naturals, que atinge apenas 40.000 quilos de produção por ano. Além disso, Cronos gerou escassos US$ 8,4 milhões em vendas no primeiro trimestre (relatórios da Cronos em dólares estadunidenses). Por fim, a empresa perdeu mais de US$ 40,6 milhões em uma base operacional ajustada no primeiro trimestre de 2020, sem benefícios únicos.

Outra preocupação é que a Cronos gastou seu dinheiro a uma taxa bastante impressionante e pouco tem a mostrar. Conforme observado, a empresa tinha cerca de US$ 1,8 bilhão em dinheiro após o fechamento do acordo com a Altria. Desde então, gastou US$ 300 milhões na aquisição da Redwood Holdings (US$ 225 milhões em dinheiro) para se apossar da linha Lord Jones de produtos de beleza com infusão de CBD e viu mais de US$ 170 milhões em dinheiro evaporar no último trimestre. Nos últimos cinco trimestres, a Cronos perdeu mais de US$ 154 milhões em uma base operacional ajustada.

Também vale a pena notar que o esperado domínio de Cronos no mercado de vape com a Altria ao seu lado não se concretizou. Certas províncias canadenses baniram temporariamente os vapes, e o susto de saúde dos EUA no verão passado em relação aos vapes prejudicou a demanda. Até a COVID-19 apresentou problemas de suprimento de canetas vape. Em outras palavras, o pessimismo parece justificado.

Canopy Growth

Mesmo o maior estoque de maconha do mundo em valor de mercado não foi poupado do recente ressurgimento de short-sellersDurante o mês de maio, a Canopy Growth testemunhou suas ações serem atingidas por um foguete short, indo de 39,7 milhões para 45,8 milhões de ações. Isso representa 12% de suas ações emitidas em circulação e mais de 20% de suas ações em flutuação.

Você poderia achar que a quantidade de ceticismo em torno da Canopy Growth seria relativamente fraca, considerando que a empresa tem cerca de US$ 2 bilhões em dinheiro, equivalentes de caixa e títulos negociáveis ​​em mãos, desde o trimestre mais recente. Além disso, possui um investidor em ações da Constellation Brands, que possui 38,6% das ações em circulação da Canopy. De fato, o antigo CFO da Constellation Brands, David Klein, agora é CEO da Canopy Growth.

Então, por que o pessimismo? Por um lado, os resultados da Canopy Growth são potencialmente os mais feios de todo o setor há vários trimestres. A Canopy tinha cerca de US$ 4,5 bilhões em dinheiro após o fechamento de seu principal investimento de capital da Constellation Brands em novembro de 2018 e viu mais da metade desse valor em dinheiro diminuído por perdas operacionais e aquisições que não renderam como o esperado. Como resultado, a empresa está no meio de um enorme esforço de corte de custos que verá 3 milhões de pés quadrados de espaço de cultivo em estufa permanentemente fechados na Colúmbia Britânica.

Semelhante à Aurora Cannabis, o balanço da Canopy Growth não é bonito. O goodwill é responsável por CA$ 1,95 bilhão dos CA$ 6,86 bilhões em ativos totais, o que implica que a empresa pagou em excesso as aquisições. Além disso, os níveis dos estoques dobraram em relação ao período do ano anterior, aumentando a probabilidade de baixa contábil dos estoques se os negócios não aumentarem rapidamente no Canadá ou no exterior.

Uma razão final pela qual provavelmente vimos pessimistas surgirem é a venda trimestral da Canopy. No quarto trimestre fiscal encerrado em 31 de março de 2020, as vendas líquidas da Canopy caíram 13% em relação ao trimestre sequencial, o que é um pouco confuso, pois as vendas de varejo canadenses em dispensários atingiram um recorde histórico em dois dos três meses no primeiro trimestre. Assim como a Aurora Cannabis e Cronos Group, esse pessimismo parece fazer sentido.

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#PraCegoVer: em destaque, fotografia em plano fechado que mostra uma flor de maconha no início do desenvolvimento com pistilos amarelos concentrados no lugar da formação, em contraste com várias folhas de cor verde-escuro. Foto: Pexels.

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