Associação de pacientes de cannabis no Rio obtém na Justiça o direito de cultivar

A Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal, Apepi, conseguiu o direito de “pesquisar, plantar, colher, cultivar, manipular, transportar, extrair óleo, acondicionar, embalar e distribuir aos associados o extrato de canabidiol, oriundo da Cannabis”, segundo liminar deferida pela 4ª Vara Federal do Rio de Janeiro
Em mais uma vitória para o cultivo associativo de cannabis para fins medicinais no Brasil, a Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal, Apepi, do Rio de Janeiro, foi autorizada pela Justiça Federal do Rio de Janeiro a “pesquisar, plantar, colher, cultivar, manipular, transportar, extrair óleo, acondicionar, embalar e distribuir aos associados o extrato de canabidiol, oriundo da Cannabis”. À Anvisa e à Advocacia Geral da União ainda cabe recurso.
“Essa é uma vitória de TODOS militantes e ativistas, associações, pacientes que construíram essa história linda de solidariedade”, comemora a diretora da Apepi, Margarete Brito.
A decisão favorável, concedida pelo juiz Mario Victor Braga Pereira Francisco De Souza, com efeito imediato e em caráter provisório, autoriza que a associação continue a atender os pacientes associados que se beneficiam de tratamentos à base de maconha, e determina que a Anvisa receba e dê regular andamento ao pedido de Autorização Especial, que deverá ser formulado pela Apepi no prazo de 45 dias, para pesquisa, cultivo, plantio, colheita e manipulação da planta, de acordo com os termos da RDC 16/2014.
Considerando uma “vitória da sociedade como um todo”, o advogado Ladislau Porto, que faz parte da coordenação da Apepi, diz que estuda os próximos passos — por ora, se permite saborear a conquista de uma batalha judicial iniciada em setembro do ano passado, para a qual a associação se prepara há anos.
Leia também – Questão de Opinião: Já passou da hora de legalizar o cultivo no Brasil
#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra um balão verde com o texto em preto “Maconha é questão de saúde”, junto ao logo da Apepi, na parte direita da imagem, e, ao fundo, um céu com nuvens brancas. Foto: Dave Coutinho.

- Associação obtém HC coletivo inédito para cultivo de cannabis com fins terapêuticos do Brasil - 8 de fevereiro de 2021
- Psicodelia, funcionalidade e estilo para consumidores de haxixe - 20 de janeiro de 2021
- Aposentada obtém HC para tratar glaucoma e dor crônica com cannabis - 9 de dezembro de 2020
- Câmara dos Representantes dos EUA aprova a descriminalização da maconha - 4 de dezembro de 2020
- Neurocientista desvenda cinco mitos comuns sobre cannabis e saúde - 18 de novembro de 2020
- O avanço da legislação sobre cannabis nos EUA tem impacto no Brasil? - 11 de novembro de 2020