Assembleia Legislativa de São Paulo lança frente para discutir usos da cannabis

Foto que mostra uma folha de maconha, com sete pontas (folíolos) serrilhadas que partem de sua base, em fundo infinito de cor rosa pastel. Imagem: THCamera Photography. mercado evento cannabis

Frente parlamentar, lançada nessa sexta (17), consiste na associação de deputados destinada a debater e aprimorar a legislação referente à regulamentação dos usos medicinal e industrial da planta no estado

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo criou uma frente parlamentar para promover a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas referentes à regulamentação da cannabis para fins medicinais e industriais no estado.

A “Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial”, sob coordenação do deputado Sérgio Victor (Novo), consiste na associação de deputados, de caráter suprapartidário, destinada a debater e aprimorar, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, a legislação e políticas públicas para o Estado de São Paulo referentes à regulamentação dos usos medicinal e industrial da cannabis.

Leia mais: Justiça de São Paulo autoriza paciente a cultivar cannabis para tratamento da dor

Os objetivos da Frente são especificamente os seguintes:

  • Promover ações que permitam facilitar o acesso da cannabis para fins medicinais e industriais no Brasil;
  • Acompanhar, propor e analisar proposições e programas que disciplinem os assuntos referentes à cannabis medicinal e cânhamo industrial;
  • Apoiar e realizar eventos que incentivem políticas e práticas diversas que tenham o objetivo de desenvolver ações de defesa dos interesses dos brasileiros que apoiam a iniciativa;
  • Promover o debate entre empresas, universidades, pesquisadores e sociedade civil;
  • Fomentar iniciativas inovadores e disruptivas para o mercado de cannabis medicinal e cânhamo industrial, bem como incentivar a difusão de projetos que se adequem ao marco legal das startups.

Em sua justificativa, o requerimento para criação da Frente ressalta que a produção de cannabis, para fins medicinais, no Brasil pode ser um importante avanço na diminuição do custo do produto, que hoje está restrito a uma camada da população que pode arcar com os custos relacionados ao processo de importação. “Por esse espectro, é possível concluir que precisamos reforçar a defesa consciente do uso medicinal da cannabis e ampliar o seu acesso para que a população em geral possa realizar tratamentos médicos por meio do sistema único de saúde”, diz o ofício.

Leia também: Curitiba: projeto de lei prevê oferta de cannabis medicinal pelo SUS

A respeito do uso industrial, o documento adverte que a cannabis não possui apenas propriedades medicinais, mas também é importantíssima quando utilizada como insumo na atividade industrial.

“O cânhamo, também conhecido como hemp, contém no máximo 0,3% de tetraidrocanabinol (THC) e, devido a essa composição, não apresenta qualquer princípio psicoativo. Semente, caule e folha são totalmente aproveitáveis e podem ser utilizados como matéria-prima para diversos setores: construção civil, alimentício, vestuário, biocombustível, pet, cosmético, entre tantos outros”, salienta.

A Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial, no âmbito da Assembleia Legislativa de São Paulo, é composta pelas seguintes deputadas e deputados:

  1. Sergio Victor (Novo) – Coordenador
  2. Caio França (PSB) – Membro
  3. Paulo Fiorilo (PT) – Membro
  4. Walter Vicioni (MDB) – Membro
  5. Arthur do Val (Patriota) – Apoiador
  6. Daniel José (Novo) – Apoiador
  7. Erica Malunguinho (PSOL) – Apoiadora
  8. José Américo (PT) – Apoiador
  9. Marcio Nakashima (PDT) – Apoiador
  10. Marcos Zerbini (PSDB) – Apoiador
  11. Marina Helou (Rede) – Apoiadora
  12. Maurici (PT) – Apoiador
  13. Mauro Bragato (PSDB) – Apoiador
  14. Patrícia Bezerra (PSDB) – Apoiadora
  15. Kenny (PP) – Apoiador
  16. Bebel (PT) – Apoiadora
  17. Ricardo Madalena (PL) – Apoiador
  18. Roberto Morais (Cidadania) – Apoiador
  19. Teonilio Barba (PT) – Apoiador
  20. Thiago Auricchio (PL) – Apoiador
  21. Vinícius Camarinha (PSB) – Apoiador

A composição da frente parlamentar foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (17).

Saiba mais:

Embrapa e startup de cannabis firmam acordo de troca de informações

#PraTodosVerem: fotografia mostra uma folha de maconha, com sete folíolos serrilhados que partem de sua base, em fundo infinito de cor rosa-pastel. Imagem: THCamera Cannabis Art.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!