Apreensão de drogas em aeroportos cai durante pandemia

policial cachorro aeroporto Apreensão de drogas em aeroportos cai durante pandemia

Captura de cocaína em abril foi a zero e a de maconha também sofreu queda. As informações são da Época

A apreensão de drogas nos aeroportos brasileiros caiu drasticamente desde que os movimentos pelo isolamento social ganharam força no Brasil.

Segundo a Polícia Federal, a apreensão de cocaína em março e abril caiu 77%. Foram capturados 76 quilos da droga em março, mas, em abril, não foi apreendido um quilo sequer.

lazy placeholder Apreensão de drogas em aeroportos cai durante pandemia

De produtores peruanos a vendedores em Paris, coronavírus vira comércio de drogas de cabeça para baixo

Nos dois meses do ano passado, haviam sido apreendidos 358 quilos.

O confisco de maconha e skunk diminuiu de 104 quilos em março e abril de 2019 para 48,9 quilos nesses meses de 2020, uma redução de 52%.

Já a captura de haxixe caiu 100%, de 56,4 quilos para zero.

Ecstasy foi a única droga cuja apreensão aumentou: foram 20 mil comprimidos, contra nenhum no mesmo período do ano passado.

Coronavírus atrapalha, mas não trava tráfico internacional

A expansão do novo coronavírus, que alterou a rotina da maioria das pessoas e a dinâmica de diversos setores econômicos do Brasil e do mundo, apresentou reflexo na atuação do crime organizado brasileiro.

A circulação de drogas não parou, mas a importação feita desde países andinos ficou inibida. Isso diminuiu a exportação daqui para Europa, África e Ásia. Assim, o lucro das facções diminuiu. Mas não secou.

Com fronteiras terrestres fechadas e com fiscalização mais intensa, as duas maiores facções criminosas brasileiras, PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho), perderam uma das vias de entrada de maconha e cocaína.

Leia mais:

Coronavírus atrapalha, mas não trava tráfico internacional de drogas do PCC

#PraCegoVer: fotografia (de capa) que mostra, em perfil, um policial com um uniforme preto e segurando um pastor alemão na coleira, em um dos terminais do aeroporto de Guarulhos, e algumas pessoas, ao fundo. Foto: Edilson Dantas | O Globo.

lazy placeholder Apreensão de drogas em aeroportos cai durante pandemia

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!