Apoio público à legalização da maconha bate recorde de 68% nos EUA

pote quadrado buds hashi Apoio público à legalização da maconha bate recorde de 68% nos EUA

A maioria dos estadunidenses politicamente de esquerda e intermediários continua apoiando a legalização da planta, enquanto menos da metade daqueles que têm tendência para a direita a favorecem. As informações são da Gallup

Os estadunidenses estão mais propensos agora do que em qualquer momento nas últimas cinco décadas a apoiar a legalização da maconha nos EUA. Os 68% dos adultos no país que atualmente apoiam a medida não são estatisticamente diferentes dos 66% do ano passado, no entanto, é nominalmente a leitura mais alta da Gallup, excedendo a faixa de 64% a 66% observada de 2017 a 2019.

A Gallup mediu pela primeira vez as opiniões do público sobre a legalização da maconha em 1969, quando 12% dos estadunidenses a apoiavam; em 1977, o apoio mais do que dobrou para 28%. Não ultrapassava 30% até 2000, mas aumentou acentuadamente nas duas décadas desde então, e agora é o dobro do que era em 2001 e 2003.

lazy placeholder Apoio público à legalização da maconha bate recorde de 68% nos EUA

Os dados mais recentes são da pesquisa de 30 de setembro a 15 de outubro, realizada antes da eleição, que viu propostas de legalização da maconha nas urnas em vários estados. Os eleitores em todos esses estados — Arizona, Montana, Nova Jersey e Dakota do Sul — autorizaram a legalização da maconha para uso adulto na eleição de 3 de novembro. Eles se juntam a 11 outros estados e ao Distrito de Columbia na legalização da maconha para fins adultos. Além disso, os eleitores no Mississippi e em Dakota do Sul se juntam a 33 estados e ao Distrito de Columbia na aprovação de leis que legalizam ou descriminalizam o uso da maconha para fins medicinais.

Leia mais: Nos EUA, 66% dos cidadãos apoiam a legalização da maconha desde o ano passado

Muitos grupos demográficos importantes apoiam a legalização

A grande maioria dos subgrupos demográficos de estadunidenses apoia a legalização da maconha, inclusive por sexo, idade, educação e renda familiar. Ainda assim, há uma variação considerável na extensão do apoio dentro de cada grupo, uma vez que homens, adultos jovens, graduados e aqueles em famílias com renda de pelo menos US$ 100.000 são mais propensos do que suas contrapartes a favorecer a legalização.

Republicanos, conservadores e frequentadores da igreja permanecem resistentes

A maioria dos estadunidenses politicamente esquerdistas e intermediários continua apoiando a legalização da maconha, enquanto menos da metade daqueles que têm tendência para a direita a favorecem. Mais de oito em cada dez democratas e liberais e mais de sete em cada dez independentes e moderados apoiam a legalização, mas pouco menos da metade dos republicanos e conservadores o fazem.

Leia: Estadunidenses consideram uso de cannabis mais moral que pornografia e pena de morte

As visões de legalização também diferem muito, dependendo da frequência de participação nos serviços religiosos. Uma pequena maioria dos que afirmam frequentar semanalmente a igreja se opõe à legalização. Ainda assim, cerca de três em cinco daqueles que frequentam quase semanalmente ou mensalmente, e cerca de quatro em cinco que comparecem com menos frequência, são a favor de legalizar a maconha.

Os 83% dos democratas e 72% dos independentes que preferem a legalização são as leituras mais altas na tendência para ambos os grupos, mas os atuais 48% dos republicanos estão ligeiramente abaixo das magras maiorias em 2017, 2018 e 2019.

Resultado

Desde 2012, quando Colorado e Washington se tornaram os primeiros estados a legalizar a maconha para uso social, tem havido um lento gotejamento de estados que seguiram o exemplo. Durante esse período, o apoio dos estadunidenses à legalização da maconha aumentou 20 pontos para um recorde de 68%. Esta medida tem recebido o apoio da maioria do público desde 2013. Além disso, os dados da Gallup do início deste ano mostram que 70% dos adultos nos EUA agora consideram fumar maconha moralmente aceitável, marcando um aumento de cinco pontos percentuais em um ano.

A trajetória de apoio do público à legalização da maconha tem coincidido com um número crescente de estados aprovando-a. Não está totalmente claro se a mudança na opinião pública causou a mudança em muitas leis estaduais ou vice-versa. Dadas as tendências recentes, é provável que mais estados legalizem a maconha para uso adulto no futuro. Considerando o alto nível de apoio público a tal medida, uma mudança na política federal poderia até ocorrer.

Leia também:

Guerra às drogas perde nos EUA

#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra  as mãos de uma pessoa segurando um pote quadrado e retirando, do mesmo, alguns buds de maconha secos, que coloca na tampa de madeira do pote, utilizando hashi; a tampa está sobre um balcão de vidro, em um ambiente interno com fundo desfocado. Foto: MJ Hybrid Solutions.

lazy placeholder Apoio público à legalização da maconha bate recorde de 68% nos EUA

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!