Anvisa publica perguntas e respostas sobre autorização sanitária de produtos de cannabis

Foto tirada de cima pra baixo mostra um frasco âmbar de tampa preta deitado, na vertical, sobre três folhas de maconha (cannabis), em uma superfície azul-claro.

O documento contém 114 perguntas recebidas durante webinário realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre o tema

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um documento com as respostas aos questionamentos recebidos durante o webinário que discutiu os avanços e dificuldades encontrados na autorização sanitária de produtos à base de Cannabis.

O seminário virtual foi organizado pela GMESP (área responsável pelas avaliações de pedidos de autorização sanitária), e teve a participação da GPCON (área responsável pela regulação dos produtos controlados) e da Gelas (área responsável pelo monitoramento laboratorial dos produtos de cannabis).

Veja também: Anvisa aprova primeiros produtos de cannabis compostos por extratos vegetais

O documento contém 114 perguntas recebidas durante o webinário, abarcando conhecimentos relacionados às empresas fabricantes e que participam da cadeia de controle e distribuição dos produtos à base de cannabis, especificações, controle de qualidade e requisitos de estudos de estabilidade aplicados a esses produtos, além de monitoramento do uso e importação.

Há também questionamentos mais gerais, tais como os relacionados a estudos clínicos e regulamentação da Cannabis sativa no Brasil. Todos os questionamentos não respondidos durante o seminário virtual estão detalhados no texto.

Clique aqui para acessar o documento.

As demais informações sobre o webinário (como o vídeo completo da apresentação e os slides com as informações) podem ser acessadas em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/educacaoepesquisa/webinar/medicamentos.

Enquanto isso nas importações

Sete anos depois da primeira importação legal, aprovada pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dos óleos e extratos de cannabis, chegou ao Brasil, no começo de novembro, a primeira importação de cannabis in natura para consumo fumado ou vaporizado. A exportação do produto foi feita pela empresa Just Hemp, que cultiva na Itália genéticas de cânhamo certificadas no catálogo de variedades da União Europeia com teores menores de 0,2% THC.

Com alto teor de CBD (12%), o produto in natura será usado no tratamento de um paciente de 40 anos, empresário e triatleta, que sofre de ansiedade e depressão, e recorreu à ajuda da startup Cannabis Farma, que atua na intermediação de pacientes, médicos e laboratórios de cannabis para fins terapêuticos em outros países.

Leia mais:

Exclusivo: paciente recebe primeira importação de cannabis in natura no Brasil

#PraTodosVerem: foto tirada de cima pra baixo mostra um frasco âmbar de tampa preta deitado, na vertical, sobre três folhas de maconha, em uma superfície azul-claro. Imagem: Freepik.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!