Anvisa esclarece sobre decisões judiciais relacionadas às associações de cannabis

anvisa 1 Anvisa esclarece sobre decisões judiciais relacionadas às associações de cannabis

Conforme nota publicada no portal do governo federal, a Anvisa não ingressou com qualquer ação judicial para suspender decisões favoráveis às associações

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) esclarece que não ingressou com qualquer ação judicial para suspender decisões favoráveis à Abrace (Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança) ou à Apepi (Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal).

No caso da Apepi, na ação judicial de autoria da associação (nº 5038838-88.2019.4.02.510/RJ), o Tribunal Regional Federal da Segunda Região revogou a decisão liminar que autorizava o cultivo da cannabis para produção e distribuição de óleo a seus associados. Os desembargadores consideraram que não há elementos nos autos judiciais que permitam a concessão da autorização solicitada pela Associação.

site sb Anvisa esclarece sobre decisões judiciais relacionadas às associações de cannabis

Leia mais: Associação luta para levar óleo de cannabis acessível para todo o Brasil

Já em relação à Abrace, existe uma decisão na ação judicial ajuizada pela associação (nº 0800333-82.2017.4.05.8200/PB) que a autoriza a cultivar a cannabis para fins medicinais e, em consequência, a produzir e distribuir óleos terapêuticos derivados da planta a seus associados.

Esta decisão, porém, condiciona a autorização ao cumprimento de determinados requisitos. No entanto, esses requisitos não estão sendo observados pela Associação, o que obrigou a Anvisa, após infrutíferas tentativas administrativas de sanar os problemas, a informar a situação ao Tribunal Regional Federal da Quinta Região. A medida é necessária para evitar um risco sanitário que possa levar ao agravamento da saúde dos pacientes.

Leia: Empresa recebe autorização da Anvisa para comercializar apresentações mais acessíveis de CBD

A Anvisa age sempre com foco no compromisso de proteger e promover a saúde da população mediante a intervenção, quando necessária, nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária.

Leia também:

Crianças com doenças raras podem perder medicamento de cannabis após ação da Anvisa

#PraCegoVer: fotografia que mostra a fachada do prédio da Anvisa, onde pode-se ver uma cobertura na área externa (estrutura de concreto) com um letreiro do nome da entidade, em verde, afixado.

smokebuddies logo2 Anvisa esclarece sobre decisões judiciais relacionadas às associações de cannabis

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!