Alemanha: legalização da cannabis pode render mais de 4,7 bilhões de euros ao estado

top bud brad rubin Alemanha: legalização da cannabis pode render mais de 4,7 bilhões de euros ao estado

A regulamentação da maconha pode gerar mais de 4,7 bilhões de euros anualmente aos cofres alemães, bem como cerca de 27.000 empregos, segundo um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf. Confira na tradução, pela Smoke Buddies, a seguir

A legalização da cannabis pode render às autoridades fiscais da Alemanha um total de mais de 4,7 bilhões de euros por ano por meio de receitas fiscais adicionais e contribuições para a segurança social, bem como economias na aplicação da lei e na justiça. Este é o resultado de um estudo que o economista Prof. Justus Haucap, do Instituto de Economia da Competição (DICE) na Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf, apresentou com seu colega Leon Knoke em uma coletiva de imprensa on-line. Os cálculos são uma atualização de um estudo realizado em 2018 em nome da Associação Alemã de Cânhamo.

Haucap propõe regular o mercado de cannabis e impor um imposto sobre as vendas. De acordo com os cálculos, as autoridades fiscais receberiam 1,8 bilhão de euros anualmente apenas por meio de um imposto sobre a cannabis. Somam-se a isso receitas adicionais de impostos corporativos, comerciais e sobre vendas no total de cerca de 735 milhões de euros, bem como maiores contribuições para a segurança social (526 milhões de euros) e impostos sobre salários (280 milhões de euros), que seriam gerados por cerca de 27.000 empregos legais na indústria de cannabis. Os cálculos são baseados em avaliações de países que já legalizaram a cannabis, bem como em dados de pesquisas sobre o comportamento do consumidor na Alemanha.

gravital sb Alemanha: legalização da cannabis pode render mais de 4,7 bilhões de euros ao estado

Veja também: Canadá: vendas de maconha atingem CA$ 1,3 bilhão no primeiro semestre de 2021

Além disso, a legalização leva a economias significativas na aplicação da lei (1,05 bilhão de euros) e no judiciário (313 milhões de euros). No geral, isso resulta em um efeito fiscal geral positivo de 4,7 bilhões de euros anuais.

“A política de proibição da cannabis falhou e não foi capaz de conter o uso da droga. Mas, precisamente por que o uso de cannabis pode ser prejudicial à saúde, o mercado ilícito deve ser colocado sob a supervisão do Estado. A regulação do mercado não só aumenta a proteção do consumidor, porque a qualidade da cannabis pode ser garantida, mas também torna a prevenção do vício mais fácil e alivia a carga sobre as autoridades e o orçamento do Estado”, explica Haucap, diretor do DICE.

“A proibição da cannabis é prejudicial e cara, bilhões são jogados pela janela para operações policiais sem sentido. O dinheiro seria usado de forma muito mais eficaz para educação, prevenção e ajuda. É hora da legalização!”, exige o diretor-gerente da Associação Alemã de Cânhamo, Georg Wurth.

Leia mais:

Partidos alemães concordam em legalizar maconha no país

#PraTodosVerem: fotografia do top bud de uma planta de cannabis com pistilos verde-claros e laranjas, onde o cultivo aparece ao fundo em pior foco. Imagem: Unsplash / Brad Rubin.

smokebuddies logo2 Alemanha: legalização da cannabis pode render mais de 4,7 bilhões de euros ao estado

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!