Acusações por posse de cannabis caem na Irlanda após reforma na lei de drogas

saco buds Acusações por posse de cannabis caem na Irlanda após reforma na lei de drogas

Os processos por posse de maconha caíram quase 50% na Ilha Esmeralda no último ano — queda dramática acontece após a inclusão da acusação por simples porte ao esquema de advertência para adultos

O número de pessoas processadas por porte de cannabis na Irlanda caiu quase pela metade em 2021, após a introdução de um esquema que permite que o porte seja tratado por meio de uma advertência, segundo informou o Irish Times. Dados da Assessoria de Imprensa da Garda (polícia nacional irlandesa) mostram que, até o dia 14 de dezembro, 5.957 pessoas foram citadas ou autuadas por porte de droga para uso pessoal, contra 11.127 em 2020 e 9.923 no ano anterior.

A queda acentuada nas acusações acontece depois da expansão em dezembro de 2020 do Esquema de Advertência para Adultos para cobrir a seção do Ato sobe Uso Indevido de Drogas que se relaciona ao simples porte de uma droga ilegal. A expansão se aplica apenas à simples posse de cannabis ou resina de cannabis.

gravital sb Acusações por posse de cannabis caem na Irlanda após reforma na lei de drogas

Leia também: ONU estima 192 milhões de consumidores de maconha no mundo

Os números da Garda para 2021 mostram que, até 14 de dezembro, havia apenas 60 acusações emitidas em relação ao cultivo de maconha ou papoula, contra 178 no ano anterior.

O programa de acesso à cannabis medicinal foi lançado na Irlanda em 2017 e em novembro passado teve seu primeiro paciente aprovado pelo estado para receber o CannEpil (um tratamento com alto teor de CBD e baixo em THC para epilepsia resistente a medicamentos), segundo o BusinessCann.

Quase 40% dos irlandeses acreditam que a maconha deve ser legalizada para uso adulto e há um apoio esmagador para o uso medicinal, de acordo com uma pesquisa do Red C publicada em maio do ano passado, com apenas 4% das pessoas se opondo ao uso terapêutico da planta.

Leia mais:

Nova lei abre o mercado da República Tcheca para mais produtores de cannabis

#PraTodosVerem: fotografia de um saco transparente cheio de buds de cannabis, em fundo salmão, com a luz incidindo da esquerda. Imagem: THCamera Cannabis Art.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!