Primeiro acordo público-privado para pesquisa e produção de cannabis é firmado na Argentina

cola cultivo Primeiro acordo público privado para pesquisa e produção de cannabis é firmado na Argentina

O foco inicial do acordo será em pesquisa, P&D e atividades produtivas com o desenvolvimento de técnicas de cultivo de diferentes cepas. As informações são do Página 12

Na Argentina, dois meses após a regulamentação da Lei 27.350, que possibilita pesquisas médicas e científicas sobre o uso medicinal da cannabis e seus derivados, foi firmado o primeiro acordo público-privado entre o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e a empresa Pampa Hemp, que terá como objetivo promover a produção nacional, o desenvolvimento de técnicas de cultivo, variedades genéticas e banco de sementes.

Conforme detalhado por Pampa Hemp — uma das empresas fundadoras da Câmara Argentina de Cannabis — e INTA, o foco inicial do acordo será em pesquisa, P&D e atividades produtivas com o desenvolvimento de técnicas de cultivo de cannabis em diferentes variedades genéticas.

site sb Primeiro acordo público privado para pesquisa e produção de cannabis é firmado na Argentina

Nesse sentido, será feito progresso no desenho de protocolos de produção apoiados na integração e desenvolvimento de tecnologias de rastreabilidade locais, inteligência artificial aplicada, automação, sensorização e monitoramento de safras que serão posteriormente escalonáveis ​​em nível agronômico.

Conforme anunciado, o produto obtido será colocado à disposição da rede de laboratórios públicos e privados argentinos, que se encarregarão de produzir óleo de cannabis para consumo medicinal, que deve atingir um nível de pureza superior a 99%.

Numa segunda fase, o objetivo do INTA e da Pampa Hemp será o desenvolvimento de uma genética própria para fins medicinais e outras utilizações, através da estabilização das variedades locais e da criação de um banco de sementes de cannabis que permita ter germoplasma adaptado às condições da geografia e do clima do país.

Leia mais – Uso clínico da cannabis medicinal em animais: a experiência de Rosário (Argentina)

“Um grande desafio e uma enorme oportunidade”

“É um grande desafio e uma enorme oportunidade tanto para o INTA quanto para os profissionais que participarão do projeto”, disse Ignacio Terrile, diretor da Estação Experimental de Pergamino (EEA).

Terrile explicou que o objetivo principal é “iniciar um processo de geração de conhecimento de alto valor científico-tecnológico, fundamental para o desenvolvimento da indústria relacionada à produção de derivados de cannabis na Argentina”.

“A partir da ligação com, teremos a oportunidade de fazer parte do desenvolvimento, pesquisa e cultivo nacional de cannabis, gerando tecnologia transferível que empodera a indústria”, sublinhou o diretor da EEA.

“Para o INTA é uma experiência inédita e temos o compromisso de fortalecer a integração público-privada como estratégia para estimular a inovação de que nosso país precisa para ampliar sua inserção nos mercados agroindustriais globais”, disse Terrile.

“Temos capacidade de inovação para exportar para o mundo”

“A Argentina é um dos principais países agroexportadores do planeta. Temos capacidade de inovação para exportar para o mundo não só nossa produção, mas também conhecimento científico e tecnológico agrícola, aprimorando nossos próprios modelos de produção”, explicaram Sebastián Tedesco e Pablo Fazio, sócios fundadores da Pampa Hemp.

Além disso, os dirigentes da Pampa Hemp esperam gerar exportações da produção local, levando um produto de alta qualidade, com todas as certificações correspondentes, aos diversos mercados internacionais.

Leia também:

Países Baixos: experimento adulto de cannabis avança em meio à turbulência política

#PraCegoVer: em destaque, fotografia da cola (infrutescência) apical de uma planta de cannabis, em tons de verde, com algumas folhas grandes, e as outras plantas do cultivo e luzes brancos ao fundo, desfocado. Imagem: Next Green Wave | Unsplash.

smokebuddies logo2 Primeiro acordo público privado para pesquisa e produção de cannabis é firmado na Argentina

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!