Ações de maconha estão em alta com democratas prestes a controlar o Senado dos EUA

Fotografia em plano fechado que mostra uma porção de buds de maconha (cannabis) sobre uma superfície forrada de notas de dólar. Foto: Online Medical Card | Flickr.

As vitórias dos democratas Raphael Warnock e Jon Ossoff nesta quarta-feira darão aos democratas o poder de avançar com os objetivos do presidente eleito Joe Biden. Com informações da Reuters

Os estoques de ações de cannabis dispararam nesta quarta-feira, quando os democratas venceram uma corrida importante para o Senado dos EUA na Geórgia e lideraram outra, aproximando-se de uma varredura impressionante que lhes daria o controle do Congresso e o poder de cumprir sua promessa de legalizar a maconha.

As ações da Aphria Inc, Hexo Corp e Cronos Group listadas nos EUA subiram entre 10,4% e 13%.

As ações de maconha subiram desde a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em novembro e a maior demanda por maconha durante o isolamento social provocado pelo coronavírus.

Leia mais: Bolsa de Valores de Tel Aviv lança índice de cannabis

A vice-presidente eleita Kamal Harris prometeu descriminalizar a maconha, o que a retiraria da lista de substâncias controladas. Mas com os republicanos conquistando o controle do Senado nas eleições de novembro, a aprovação de atos para descriminalizar a erva parecia sombria.

Embora a maconha tenha sido legalizada em alguns estados, seu uso ainda é ilegal em nível federal. A importação de maconha para os EUA de outros países, ou mesmo entre estados, é proibida e instituições geridas pelo governo federal, como bancos, podem até ser acusadas de lavagem de dinheiro se trabalharem com produtores de maconha.

As vitórias do democrata Raphael Warnock sobre o titular republicano Kelly Loeffler e de Jon Ossoff sobre o titular David Perdue nesta quarta-feira darão aos democratas o poder de avançar com os objetivos políticos do presidente eleito Joe Biden.

“Dado que o presidente eleito democrata Joe Biden assumirá o cargo no final deste mês, e a Câmara mantida sob o controle dos democratas — uma varredura democrata poderia abrir caminho para a aprovação de uma legislação mais progressiva sobre a cannabis”, disse Aaron Gray, da Alliance Global Partners, em uma nota.

Leia também:

Mercado de cannabis legal nos EUA dobrará para US$ 41,5 bilhões em 2025, diz estudo

#PraCegoVer: em destaque, fotografia em plano fechado que mostra uma porção de buds de cannabis sobre uma superfície forrada de notas de dólar. Foto: Online Medical Card | Flickr.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!