A maioria dos americanos diz que a maconha deve ser legal para uso adulto ou medicinal

bandeira eua personalizada folha A maioria dos americanos diz que a maconha deve ser legal para uso adulto ou medicinal

60% dos estadunidenses diz que a maconha deve ser legal para uso medicinal e adulto e 31% que deve ser legal para uso médico apenas, segundo uma nova pesquisa do Pew Research Center

À medida que mais estados americanos, incluindo Virgínia e Novo México, continuam a legalizar a maconha, uma parcela esmagadora de adultos nos EUA (91%) diz que a maconha deve ser legal para uso medicinal e adulto (60%) ou que deve ser legal para uso médico apenas (31%). Menos de um em cada dez (8%) diz que a planta não deve ser legal para uso por adultos.

A nova pesquisa, conduzida pelo Pew Research Center de 5 a 11 de abril de 2021, surge no momento em que os democratas do Congresso consideram uma legislação que descriminalizaria a cannabis nacionalmente. As opiniões sobre a legalização da maconha mudaram muito pouco desde 2019.

site sb A maioria dos americanos diz que a maconha deve ser legal para uso adulto ou medicinal

Uma questão separada que pergunta se o uso da maconha deve ser legalizado — sem especificação de uso adulto ou médico — mostrou um aumento acentuado e de longo prazo no apoio à legalização. De 2000 a 2019, a proporção de estadunidenses dizendo que a cannabis deveria ser legal mais do que dobrou.

Leia mais: Apoio público à legalização da maconha bate recorde de 68% nos EUA

giftrimbim1 A maioria dos americanos diz que a maconha deve ser legal para uso adulto ou medicinal

Há muito tempo existem diferenças de idade e partidárias nas visões sobre a maconha, e esse é o caso até hoje. Muito poucos adultos de qualquer idade se opõem completamente à legalização da cannabis. No entanto, os adultos mais velhos têm muito menos probabilidade do que os jovens de favorecer a legalização da maconha para uso adulto.

Este é particularmente o caso entre adultos com 75 anos ou mais: apenas 32% dizem que a maconha deve ser legal para uso adulto e médico, de longe a proporção mais baixa para qualquer categoria de idade e 21 pontos percentuais menor do que os adultos na faixa etária seguinte, aqueles com idades entre 65 a 74 (53% dos quais dizem que deveria ser legal para uso adulto e médico).

Entre os adultos mais jovens, há um apoio mais amplo à legalização para usos médico e adulto, incluindo 70% dos adultos com menos de 30 anos.

Os republicanos são mais cautelosos do que os democratas sobre a legalização da maconha para uso adulto: 47% dos republicanos e independentes com tendência republicana são a favor da legalização da maconha para uso medicinal e adulto, enquanto outros 40% dizem que ela deveria ser legal somente para uso medicinal. Em comparação, 72% dos democratas e eleitores de inclinação democrata dizem que a maconha deve ser legal para uso medicinal e adulto, e outros 23% dizem que deve ser legal apenas para uso medicinal.

EUA: movimento pela maconha legal aumenta à medida que mais estados mudam as leis

As diferenças ideológicas são evidentes dentro de cada partido. Cerca de quatro em cada dez republicanos conservadores (39%) dizem que a maconha deve ser legal para uso medicinal e adulto, em comparação com uma maioria de 60% dos republicanos moderados e liberais.

Quase dois terços dos democratas conservadores e moderados (63%) dizem que a maconha deve ser legal para uso medicinal e adulto. Uma esmagadora maioria de democratas liberais (82%) diz o mesmo.

Também existem diferenças raciais e étnicas nas opiniões sobre a legalização da planta. Cerca de dois terços dos adultos brancos (63%) e negros (65%) dizem que a maconha deve ser legal para uso medicinal e adulto, em comparação com uma parcela menor de adultos hispânicos (52%) e asiáticos (43%).

Embora republicanos e democratas difiram muito sobre se a maconha deve ser legal para uso medicinal e adulto, também há divisões de idade dentro de cada partido.

Uma maioria de 63% dos republicanos com idades entre 18 e 29 é a favor de tornar a maconha legal para uso adulto e médico, em comparação com 53% daqueles com idades entre 30 e 49 anos e 48% daqueles com idades entre 50 e 64 anos. No entanto, apenas cerca de um quarto dos republicanos com 65 anos ou mais (27%) diz que a maconha deve ser legal para ambos.

Ainda assim, uma grande maioria de republicanos em todas as faixas etárias é a favor da legalização da cannabis para uso medicinal. Mesmo entre os republicanos com 65 anos ou mais, apenas 12% dizem que o uso de maconha não deve ser legal.

Enquanto a maioria dos democratas e eleitores de inclinação democrata em todas as faixas etárias apoia a legalização da maconha para uso medicinal e adulto, os democratas mais velhos têm menos probabilidade de dizer isso. Cerca de três quartos dos democratas com idades entre 18 e 29 (78%) são a favor da legalização da maconha para uso medicinal e adulto, enquanto 64% das pessoas com 65 anos ou mais dizem o mesmo. Parcelas aproximadamente iguais de democratas com idades entre 30 e 49 (73%) e 50 a 64 (70%) dizem que a maconha deve ser legalizada para uso medicinal e adulto.

Leia também:

Mercado da cannabis pode gerar US$ 1,2 bilhão em Nova York em 2023

#PraCegoVer: fotografia (em destaque) que mostra uma bandeira dos EUA personalizada com desenhos da folha da maconha, nas cores verde, preto e branco, hasteada ao vento, e parte de um prédio ao fundo. Foto: Sean Dunbar | Flickr.

smokebuddies logo2 A maioria dos americanos diz que a maconha deve ser legal para uso adulto ou medicinal

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!