A importância da cultura, comunicação e flexibilidade em tempos difíceis no setor da cannabis

cultivo maos vegetativo A importância da cultura, comunicação e flexibilidade em tempos difíceis no setor da cannabis

Características como resiliência, flexibilidade e transparência sempre foram vistas em grande parte do setor da cannabis, frente a dificuldades únicas que enfrenta, e fizeram a diferença em tempos difíceis. Saiba mais sobre o assunto no texto de Chris Hagedorn para o MJBizDaily, traduzido pela Smoke Buddies

É um eufemismo dizer que quase todos se viram em águas desconhecidas profissional e pessoalmente recentemente.

Eu enfrentei uma tonelada de emoções loucas, variando de incerteza a frustração e medo. Mas, ao mesmo tempo, me sinto com sentimentos de esperança e orgulho.

gravital sb A importância da cultura, comunicação e flexibilidade em tempos difíceis no setor da cannabis

Em primeiro lugar, embora sempre soubéssemos disso, agora está claro para quem está fora de nossa indústria o quão essencial somos para as pessoas que contam conosco.

A demanda está alta, novos programas estaduais de cannabis entraram em operação e muitos outros estados nos declararam um negócio essencial. Temos um propósito maior.

E isso me leva ao seguinte entendimento: nunca houve um momento mais interessante para liderar um negócio.

Meu otimismo é motivado pelo fato de termos criado um plano para navegar em tempos muito desafiadores.

E quero compartilhar com você as peças fundamentais desse projeto. Ele gira em torno de uma forte cultura da empresa, comunicação aberta com funcionários e clientes e um modelo de negócios que inclui flexibilidade e capacidade de pivotar quando necessário.

Leia mais: Ex-NBA Al Harrington quer tornar 100 negros milionários através do negócio de cannabis

Cultura da empresa

A cultura é tão importante quanto o planejamento — se não mais — para se superar uma crise.

Lembro-me quando criança, ouvindo meu avô, Horace Hagedorn, cofundador da Scotts Miracle-Gro, falar sobre a importância da família, da confiança e das empresas que estão fazendo a coisa certa.

Eu o observei e, em seguida, meu pai, Jim Hagedorn, o atual CEO, moldou nossa organização. Agora, tenho filhos, e é importante que eles vejam o quão profundamente os valores da família estão em nossos negócios.

Nossa cultura de empresa como família nos guiou a tomar decisões críticas nas situações mais incertas.

Comprometemo-nos a manter nosso pessoal seguro, empregado e tornar nossos locais de trabalho o segundo lugar mais seguro para ficar depois de nossas próprias casas.

Começamos a fazer alterações bem antes da iminência dos pedidos de estadia em casa e fomos uma das primeiras empresas americanas a fazer a transição da equipe do escritório para o trabalho remoto.

Porém, como fabricante e distribuidor em um setor essencial, a maioria de nosso pessoal continuou trabalhando em nossas instalações e no campo.

Limitamos a ocupação, trocamos turnos e colocamos barreiras de proteção.

Continuamos a higienizar equipamentos regularmente e possibilitamos o distanciamento social e a lavagem das mãos. Durante o período de pico da pandemia, instituímos pagamento de prêmio a taxas de até 50% para muitos de nossos associados.

Eu sei que nem todas as empresas são empresas familiares multigeracionais.

Mas o ponto é que alinhar as decisões à sua cultura em momentos de estresse e no melhor interesse de sua gente fortalecerá seu vínculo com ela 10 vezes mais.

Hempreendedores: iniciativa promove o fortalecimento do mercado canábico

Comunicação aberta e bidirecional

A comunicação cria — e muito — laços fortes com sua equipe e clientes, proporcionando benefícios muito tempo depois de uma crise passar.

Deixamos as pessoas saberem o que esperar em tempo real.

Por exemplo, quando dois funcionários em uma de nossas instalações de distribuição deram positivo para a COVID-19 (eles se recuperaram desde então), comunicamos isso por toda a empresa e aos nossos clientes.

Compartilhamos as medidas que tomamos para lidar com a situação — fechamento temporário da instalação, limpeza profunda e reabertura em fases, enquanto monitorávamos a saúde de todos os trabalhadores.

Como resultado, nossos funcionários entenderam o quão seriamente levamos sua saúde e segurança e ficamos tranquilizados por nossa capacidade de responder rapidamente.

Nossos clientes sabiam que podiam se sentir seguros ao aceitar entregas de nós.

De maneira mais ampla, nossos funcionários e clientes sabem que confiamos a eles informações sobre nossos negócios, valorizamos suas ideias e sugestões e sabemos por que estamos fazendo mudanças.

É uma conversa que podemos levar adiante e usar para desenvolver ainda mais nossos negócios.

Leia mais: Esforço para reforma da maconha ajuda no combate a Covid-19, diz governador de NY

Flexibilidade e resiliência

Os vencedores da próxima fase de crescimento de nosso setor terão flexibilidade e resiliência incorporadas em seus negócios.

Essas características são sempre importantes. Eu também acho que elas são algo que os líderes do setor conhecem bem.

Poucas indústrias tiveram que ser tão adaptáveis, dados os desafios estruturais e regulatórios únicos que enfrentamos na indústria da cannabis.

No final do dia, vimos que não se trata apenas de ter fornecedores de backup ou canais de distribuição alternativos, mas também de ficar perto dos clientes, ouvir os funcionários e estar disposto e capaz de agir.

Para nós, isso significou tudo, desde ajudar os clientes a gerenciar um aumento na demanda por suprimentos de jardinagem hidropônica doméstica até permitir que um grupo de funcionários executasse sua ideia de converter uma linha de produção para fazer protetores faciais para os profissionais de saúde sem interromper os compromissos de fornecimento.

Em termos mais amplos, trata-se de configurar sistemas para que você possa:

  1. Sempre estar disponível para clientes e associados.
  2. Ser o mais responsivo possível às suas necessidades — se elas evoluem ou mudam aparentemente da noite para o dia.

É o que permitirá que nossas empresas mantenham sua conexão com clientes e funcionários enquanto expandimos.

Temos um ditado que permeia a nossa organização: “Flexibilidade é a chave do poder aéreo”.

Ele chegou a representar a atitude de atender às necessidades daqueles que confiam em nós — dentro e fora da empresa.

Enquanto todos nós estamos sendo testados hoje como nunca antes, vejo oportunidades para sairmos ainda mais fortes.

Leia também:

O impacto do coronavírus no mercado canábico brasileiro e como você pode ajudar

#PraCegoVer: em destaque, foto em vista superior de um pé de maconha em período vegetativo sendo tocado por duas mãos que vêm da parte de cima da foto; preenchendo toda a imagem, pode-se ver diversas outras plantas de cannabis. Foto: Pedro Fabián Gutiérrez Vidrio | Flickr.

smokebuddies logo2 A importância da cultura, comunicação e flexibilidade em tempos difíceis no setor da cannabis

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!