A febre da maconha legal chega à França

Fotografia de uma placa onde está impressa o desenho de uma folha de cannabis (maconha) e a escrita “Legalize it” sobre a bandeira da França sob  e um fundo escuro.

Na França, a maconha ainda é proibida, contudo a lei permite que derivados da planta com baixa concentração de THC sejam comercializados. Desde o final do ano passado, o país observa a febre dos coffee shops. As informações são da RFI.

Em um momento em que os franceses se mostram cada vez mais favoráveis à legalização da maconha, dois jornais destacam nesta segunda-feira (11) a abertura de vários coffee-shops na França. No país, que proíbe a plantação e a comercialização da planta, mas tem o maior consumo da Europa, o governo também dá mostras de abertura sobre a questão, começando a avaliar, inclusive, as propriedades medicinais da cannabis.

“A febre da cannabis legal chega à França” é a manchete do jornal Les Echos. Os pioneiros da comercialização de produtos que contêm maconha começam a dar os primeiros passos na França, abrindo lojas em Paris e em algumas cidades do interior, como Besançon ou Estrasburgo.

O diário lembra que a venda é possível porque, desde novembro, uma brecha na lei permite que derivados da maconha possam ser comercializados, com a condição de que tenham uma taxa de THC – principal componente ativo do cannabis – inferior a 0,2%. Desde então, chás, óleos, líquidos para cigarros eletrônicos, balas e biscoitos contendo essa pequena quantidade de maconha estão sendo comercializados legalmente no país.

Segundo o jornal econômico Les Echos, a França conta hoje com cerca de 20 estabelecimentos exclusivamente dedicados à comercialização de produtos derivados da maconha e a clientela aprova a iniciativa. Entrevistados pelo diário, os proprietários dessas lojas contam que seus clientes, de todas as faixas etárias, estão interessados na compra legal do produto, geralmente em busca de uma alternativa para calmantes ou analgésicos, embora, lembre Les Echos, os benefícios da cannabis para a saúde não sejam cientificamente comprovados.

Leia também:

Departamento francês mira no cultivo de maconha como solução para desemprego

#PraCegoVer: fotografia de capa de uma placa onde está impressa a bandeira da França sob o desenho de uma folha de maconha e a escrita “Legalize it” e um fundo escuro.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!