A bolha das ações de maconha 2.0 está aqui

bud luz rosa A bolha das ações de maconha 2.0 está aqui

A indústria canadense de cannabis pode ter sucesso no longo prazo, mas os investidores não estão sendo racionais se esperam um lançamento de foguete após anos de desempenho inferior. As informações são do Motley Fool

Você teria dificuldade em encontrar uma indústria que gerasse retornos mais robustos do que a da cannabis nos últimos meses. O ETFMG Alternative Harvest ETF, uma cesta de ativos que contém uma variedade de ações diretas e auxiliares de maconha, está com alta de 212% desde o final de outubro (até 10 de fevereiro).

Algumas ações de maconha individuais têm apresentado uma performance várias vezes melhor. Sundial Growers (NASDAQ:SNDL), Tilray (NASDAQ:TLRY), Aphria (NASDAQ:APHA), Aurora Cannabis (NYSE:ACB) e Hexo aumentaram, respectivamente, 2.280%, 1.190%, 535%, 388% e 341% desde o final de outubro.

site sb A bolha das ações de maconha 2.0 está aqui

Isso levanta a questão: o que os investidores estão fumando?

Aqui está por que os estoques de cannabis estão se tornando “bong-kers”

Nas últimas semanas, vários fatores deixaram os estoques de maconha em alta.

 A bolha das ações de maconha 2.0 está aqui

Para começar, os democratas assumindo o controle do Congresso e do Salão Oval, nos EUA, poderiam trazer verdadeiras reformas federais para a cannabis. Durante a administração anterior, o republicano Mitch McConnell impediu repetidamente que a legislação sobre a maconha chegasse ao plenário do Senado como líder da maioria. Agora, como líder da minoria no Senado, McConnell não tem mais o mesmo poder. O novo líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, deixou claro que pretende corredigir uma legislação para legalizar a maconha nos EUA.

Um rápido lembrete: a pesquisa de opinião nacional da Gallup sobre a cannabis mostrou que um recorde histórico de 68% dos entrevistados em 2020 era a favor da ideia de legalização. Mais especificamente, 83% dos democratas que se autodenominam querem agitar a bandeira verde sobre a maconha, em comparação com apenas 48% dos republicanos que se identificam como tal.

Leia mais: Como a gigante do tabaco Altria está se tornando uma empresa de cannabis

Em segundo lugar, a tão esperada consolidação está em andamento. Em meados de dezembro, Aphria e Tilray anunciaram sua intenção de se fundir e criar a maior empresa de cannabis em vendas anuais. A combinação desses dois negócios resultará em sinergias de custos tangíveis, melhor alcance global e um enorme portfólio de derivados (por exemplo, comestíveis, bebidas, vaporizadores, concentrados, óleos e tópicos) que devem aumentar as margens operacionais gerais.

Em terceiro lugar, a indústria de maconha norte-americana mostra sinais de maturidade. Após a divulgação dos lucros do terceiro trimestre fiscal, a Canopy Growth (NASDAQ:CGC) anunciou que gerará fluxo de caixa operacional positivo até o ano fiscal de 2023, juntamente com lucros ajustados positivos antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) na segunda metade do ano fiscal de 2022. Enquanto isso, espera-se que muitas operadoras multiestaduais nos EUA superem a lucratividade recorrente em 2021.

Os estoques de maconha canadenses entraram na “Bolha 2.0”

Isso provavelmente parece ótimo, mas já estivemos aqui antes. No passado, os estoques de maconha canadenses prometeram a lua aos investidores, apenas para desapontá-los. Com base na valorização do preço das ações que testemunhamos nas últimas semanas, parece que os estoques canadenses de maconha estão novamente prestes a roubar a brisa dos acionistas.

Por mais que as pesquisas sugiram que o público americano é a favor da legalização, aprová-la não é tão fácil. A menos que os democratas abandonem o “filibuster” no Senado, o que é improvável, seriam necessários 60 votos para aprovar qualquer legislação sobre a cannabis. Isso significa fazer com que 10 senadores republicanos cruzem o corredor, o que sem dúvida será uma tarefa difícil.

Leia mais: Case de investimento do setor de maconha não é a próxima GameStop, entenda

Mesmo se a presidente da Câmara Nancy Pelosi e o líder da maioria no Senado Schumer aprovassem com sucesso uma legislação para legalizar a maconha, não está claro se o presidente Joe Biden a assinaria. Biden fez campanha sobre a ideia de descriminalizar e reclassificar a cannabis — não legalizá-la. Não vamos esquecer que Biden está por trás de alguns projetos de lei elaborados há três décadas que visavam a usuários de drogas e traficantes com sentenças severas.

Também não está claro se a atual onda de consolidação no espaço da maconha está perdendo força. Embora Wall Street e os investidores tenham elogiado a fusão Aphria-Tilray, encontrar um parceiro parecia mais uma necessidade para a Tilray do que para a Aphria. A Tilray estava queimando seu caixa a uma taxa extraordinária e contando com ofertas de ações e dívidas para levantar capital. Isso não é o que eu consideraria uma fusão de forças.

Também há sérias desconexões nos fundamentos subjacentes. O relatório da Canopy Growth acima mencionado, que empolgou Wall Street, apresentou outro trimestre com uma enorme saída de caixa (CA$ 135,4 milhões) e um grande prejuízo líquido de CA$ 829,3 milhões. A Canopy Growth tinha quase CA$ 5 bilhões em dinheiro e equivalentes de caixa após um grande investimento de capital da Constellation Brands em novembro de 2018. Agora, ela tem menos de CA$ 1,6 bilhão em caixa e investimentos de curto prazo. A empresa tem sangrado seu caixa há anos e ainda está muito longe de ter lucratividade recorrente.

As ações de maconha canadenses também têm o hábito de destruir o valor dos acionistas por meio de várias rodadas de ofertas de ações e trocas de dívida por capital. Embora a Tilray e a Canopy Growth tenham emitido um grande número de ações ao longo dos anos, nenhuma delas se compara ao que Aurora Cannabis e Sundial Growers fizeram a seus acionistas. A contagem de ações em circulação da Aurora disparou em mais de 12.200% desde junho de 2014, enquanto a contagem de ações em circulação da Sundial aumentou em mais de 1 bilhão de ações desde o final de setembro.

A indústria canadense de cannabis pode ter sucesso no longo prazo, mas os investidores não estão sendo racionais se esperam um lançamento de foguete após anos de desempenho inferior.

É hora de enfrentar os fatos: a bolha das ações da maconha 2.0 está aqui, pelo menos para o Canadá.

Leia também:

As dez ações de maconha de crescimento mais rápido em 2021

#PraCegoVer: fotografia em close de um bud de maconha repleto de pistilos, sob uma luz rosa, que também reflete o fundo em sua própria cor. Foto: Daniel Norin | Unsplash.

smokebuddies logo2 A bolha das ações de maconha 2.0 está aqui

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!