“Eu uso maconha para ficar acordado”, admite presidente das Filipinas

Rodrigo Duterte, vestindo camisa branca, discursa e gesticula fazendo alusão ao consumo de um baseado, atrás de microfones fixados num púlpito de cor azul com o brasão das Filipinas.

Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas que segue no comando de uma sangrenta guerra às drogas, admite usar maconha para ficar acordado e reclama de sua agenda cansativa. A declaração foi feita em discurso durante evento realizado na residência oficial do presidente.

Seja uma brincadeira ou não, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, admitiu fazer o uso de maconha para conseguir se manter acordado e citou sua agitada agenda de compromissos durante reunião da Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, nas siglas em inglês), como argumento para o consumo.

“É uma atividade mortal, principalmente na minha idade”, alegou o presidente de 73 anos em relação à sua agenda: “Eu não me importo muito porque uso maconha para me manter acordado”, completou Duterte durante o discurso no evento em Malacañang.

Como exemplo, Duterte lembrou os compromissos de recente encontro de líderes asiáticos em Singapura: “Vocês sabem que a atividade começava às 8h30 e terminava quase às 22h, 23h?”, diz.

Desde então, o assunto começou a ganhar mídia e Duterte disse que estava apenas fazendo uma piada para que o evento não se tornasse chato, conforme o divulgado no portal filipino PhilStar.

Legalização só medicinal

Questionado em entrevistas anteriores, Duterte já havia defendido o uso medicinal da maconha. Em julho deste ano, porém, o presidente filipino prometeu manter a violenta guerra às drogas no país.

Leia também: Como é a guerra às drogas do ‘Bolsonaro’ das Filipinas, Rodrigo Duterte

#PraCegoVer: imagem de capa é um frame do vídeo em que Rodrigo Duterte, vestindo camisa branca, discursa e gesticula fazendo alusão ao consumo de um baseado, atrás de microfones fixados num púlpito de cor azul com o brasão das Filipinas.

mm

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!