Rio: Uma noite “hemp family” na Smoke Lounge

Planet Hemp biografia lançamento smoke lounge Rio: Uma noite “hemp family” na Smoke Lounge

Centro Cultural promove o lançamento da biografia do Planet Hemp, na Tijuca, no Rio de Janeiro, no dia 11/12 (terça), com palestra sobre a história da banda e show do baixista Formigão.

O Planet Hemp está comemorando 25 anos e os fãs é que ganham os presentes. Após 25 anos do primeiro show, no Garage, na Praça da Bandeira, a banda de Marcelo D2 continua aí mandando brasa. Além dos shows, o grupo de Skunk e D2 foi tema do filme “Legalize Já”, e o primeiro disco do grupo, “Usuário” (Sony / SuperDemo 1995), foi relançado no formato de fita cassete. Agora é a vez da biografia completa e autorizada até a última ponta.

Leia mais: Trajetória de 25 anos de Planet Hemp é contada em livro e no filme “Legalize Já”

“Planet Hemp: mantenha o respeito” (Belas-Letras, 496 páginas) é o mais novo livro do escritor, jornalista, gestor cultural e quadrinista Pedro de Luna, autor de outros oito livros como Brodagens, coLUNAs, Niterói Rock Underground 1990-2010 e, mais recentemente, Histórias do Porão – sobre o festival Porão do Rock, que completou 20 anos em 2018.

A biografia dos hempers começa em 1980, contextualizando a juventude e o cenário cultural alternativo do Rio de Janeiro, quando uma nova geração se forma para criar o underground carioca dos anos 1990. Para situar os que não conhecem bem a geografia da cidade, foi criado um mapa chamado “Localize Já” com 56 locais onde o Planet Hemp batia ponto, como os estúdios Totem e Groove (no Rio Comprido), UERJ, Garage e Imperator.

lazy placeholder Rio: Uma noite “hemp family” na Smoke Lounge

#PraCegoVer: arte gráfica da capa do livro que traz o nome “Planet Hemp” escrito em verde e no estilo pixação, em toda a parte superior, com as pernas das letras “P” indo até metade da imagem. Na parte inferior, as escritas: “Pedro de Luna”, em branco e fundo preto; “Mantenha O Respeito”, em destaque, em estilo sombreada, na cor branca e sombra verde claro; e “Belas Artes” em fonte cursiva e cor branca. Ao centro, uma foto, em branco e preto, dos integrantes banda dentro de um bonde.

Fruto de uma longa pesquisa, que incluiu dezenas de entrevistas, inclusive com integrantes e ex-integrantes, “Planet Hemp: mantenha o respeito” será lançado no Centro Cultural Smoke Lounge, na Tijuca, no dia 11 de dezembro, terça-feira, das 18h às 0h. O autor Pedro de Luna fará uma palestra chamada “O Planet Hemp Antes da Fama” seguida por sessão de autógrafos e venda do livro. Na sequência, shows com as bandas 77 Idols – composta por integrantes da chamada hemp family como Squaws e Serial Killer – e Ladrão, cujo baixista é o Formigão, primeiro e único baixista do Planet Hemp.

Pedro revela que Formigão foi o primeiro integrante do Planet a ficar amigo do Skunk:

“Eles moravam no mesmo bairro quando eram adolescentes e se conheceram na rua, por acaso. Viraram grandes amigos e frequentavam o chamado Point Punk na Cinelândia, onde se reunia a galera do skate e do punk rock. Já nessa época os dois falavam em montar uma banda juntos. Tanto o Skunk quanto o Formigão conviveram com a banda Black Future na Lapa dos anos 1980 e certamente aquela atmosfera influenciou muito a dupla”.

O autor acredita que o livro vem em boa hora, onde a liberdade de expressão se vê ameaçada. Afinal, o Planet Hemp foi a banda mais perseguida da década de 1990, com fãs e os próprios músicos presos, censura, repressão e shows cancelados. “Dá pra imaginar prender um músico por não gostar ou concordar com o que ele canta? A banda foi presa em 1997, há apenas vinte anos atrás! O reconhecimento da cannabis para a medicina, economia e também para uso recreativo – como nos EUA, Canadá, Uruguai e Europa -, está mais do que na hora do Brasil acordar para o novo mundo, aceitando as diferenças e mantendo o respeito”.

Após o evento no Smoke Lounge, a caravana da fumaça segue por Niterói (dia 12), São Paulo (dia 15) e Vitória (dia 19). Sempre que possível, além do autor, haverá a presença de algum integrante ou ex-integrante do Planet Hemp.

Centro Cultural Smoke Lounge

O Smoke Lounge é um Centro Cultural que abriga um Pub, uma tabacaria moderna, um estúdio de tatuagem e um estúdio musical que realiza diversos eventos voltados à cultura, tais como, exposições, workshops, oficinas, stand up, shows e apresentações artísticas variadas.

O centro cultural tem como principal missão o fomento à cultura, incentivando e abrindo espaço para músicos da cena carioca e artistas independentes. Funcionando em 2 andares num casarão no coração da Tijuca, a casa promove a propagação do conhecimento através da música, arte, entretenimento, ativismo e resistência cultural.

lazy placeholder Rio: Uma noite “hemp family” na Smoke Lounge

#PraCegoVer: fotografia colorida frontal, tirada à noite, que registra o movimento de pessoas em frente ao centro cultural que tem seu nome “Smoke Lounge” em letreiro luminoso na entrada. Créditos: Divulgação.

Localizado na Rua Ibituruna, 8, a 200 m do Maracanã. Funciona de segunda à sexta, a partir das 14h, e aos sábados, a partir das 20h. O Centro Cultural Smoke Lounge é um verdadeiro templo à cultura alternativa artística e se tornou referência em diversão plural, diversificada e cult no Rio de Janeiro e Brasil.

Serviço

11/12 (terça), das 18h às 0h

Lançamento da biografia “Planet Hemp: mantenha o respeito”, de Pedro de Luna, com a palestra “O Planet Hemp antes da fama” e sessão de autógrafos.
Show com as bandas Ladrão e 77 Idols.
Fan page: www.facebook.com/biografiaplanethemp
Evento no facebook: www.facebook.com/events/257886894901674

Centro Cultural Smoke Lounge
Rua Ibituruna, 8, Tijuca. Tel.: (21) 3197-1975. Entrada a R$ 10.
divulgacao@smokelounge.com.br

#PraCegoVer: imagem de capa é um recorte da parte superior da capa do livro onde aparece o nome “Planet Hemp”.

lazy placeholder Rio: Uma noite “hemp family” na Smoke Lounge

Sobre Smoke Buddies

O Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br