SXSW 2018: os desafios da indústria canábica

SxSW 2018 os desafios da indústria canábica SXSW 2018: os desafios da indústria canábica

A ascensão da indústria canábica foi o tema central de um painel que reuniu investidores e empreendedores da maconha no quinto dia de programação do maior festival de criatividade do mundo, o South by Southwest (SXSW).

A legalização da maconha em oito estados americanos revelou uma leva de startups especializadas em tecnologias de cultivo e comercialização da planta. A ascensão dessa nova indústria foi o tema central de um painel que reuniu investidores e empreendedores de cannabis no quinto dia de programação do festival South by Southwest, em Austin (EUA), segundo informações da Época Negócios.

Para Morgan Paxhia, criador do Poseidon Asset Management, fundo de venture capital dedicado a negócios da indústria de maconha, o crescimento das cannabis tech ainda esbarra nas complexidades regulatórias do setor. “As regiões que legalizaram o produto apresentam políticas legislativas e tributárias completamente diferentes. As dificuldades de adaptação a essas exigências prejudicam o crescimento das empresas”, afirma.

Entre os modelos de negócio que estão se destacando no setor, o investidor destaca as tecnologias de automação para plantações e dispensários medicinais. “A informalidade anterior fez com que muitos desses negócios fossem tocados de maneira amadora. Existe uma demanda reprimida por soluções que aumentem a eficiência de processos operacionais”, diz Paxhia.

A importância de criar mecanismos de controle de qualidade e formar códigos de ética foram outros questionamentos levantados durante o debate. Na opinião de Nicholas Cooper, CEO da TriGrow Systems, plataforma de ERP para plantações de maconha, a discussão é especialmente importante nos pontos de cruzamento entre a indústria de cannabis e o mercado de saúde. “As metas de crescimento não podem prejudicar a qualidade dos produtos. Precisamos garantir que pessoas doentes encontrem o alívio que procuram no consumo de cannabis”, afirma Cooper.

South by Southwest – SXSW

Considerado um dos principais festivais de tecnologia e economia criativa do mundo, o SXSW acontece anualmente desde 1987. Realizado na cidade de Austin, no Texas, o evento, que acontece entre 9 e 18 de março, ficou mundialmente conhecido por reunir empreendedores, investidores e líderes de grandes empresas, além de importantes personalidades do cinema e da música. O festival, por exemplo, já foi palco de lançamentos de companhias como Twitter, Uber e AirBnB.

Devido à sua relevância internacional, o SXSW há alguns anos entrou na agenda dos empreendedores brasileiros interessados no melhor da inovação mundial.

Maconha na SXSW

A indústria da cannabis na South by Southwest não é uma novidade, na edição de 2017 as inovações, mercado formal, iniciativas, oportunidades de atuação e emprego a respeito da planta foram temas abordados no festival, conforme explanou a cobertura da Hypenes, com João Paulo Costa.

Leia também:

Como a legalização da maconha vai ajudar novos negócios

lazy placeholder SXSW 2018: os desafios da indústria canábica

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.