Senador apresenta projeto para legalizar a maconha na Itália

italia comeca debater legalizacao da maconha Senador apresenta projeto para legalizar a maconha na Itália

A proposta, que se baseia em experiências já adotadas em outras partes do mundo, propõe que cada pessoa possa cultivar até três pés de maconha ou se associar em grupos de até 30 indivíduos para o plantio. As informações são da ANSA Brasil.

O senador Matteo Mantero, do partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), registrou no Parlamento um projeto de lei para legalizar o cultivo e a venda de maconha e seus derivados na Itália.

O texto, que se baseia em experiências já adotadas em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos, propõe que cada pessoa possa cultivar até três plantas de cannabis ou se associar em grupos de até 30 indivíduos para o plantio – neste caso, o poder público precisaria ser notificado.

Leia: Tribunal italiano absolve cidadão rastafári acusado de tráfico de maconha

Além disso, autoriza a posse de até cinco gramas de maconha fora de casa e de até 15 gramas dentro da própria residência e muda o tratamento penal dado para punir condutas ilícitas, diferenciando drogas leves de pesadas.

“A legalização da cannabis permitiria uma economia com custos ligados à repressão e absorveria boa parte dos lucros criminais do mercado negro”, explicou o senador ao jornal “la Repubblica”.

Segundo Mantero, a legalização seria uma forma de “proteger a saúde pública”, já que “tiraria o consumo de cannabis do mercado ilegal de produtos potencialmente nocivos”.

Leia mais: Fumar maconha é normal para 90% dos italianos

A medida, no entanto, deve encontrar resistência no Parlamento. O M5S, partido com a maior bancada, governa a Itália em aliança com a ultranacionalista Liga, que é contra aprovar qualquer flexibilização para o uso de maconha. Dessa forma, Mantero terá de buscar apoio na oposição.

Atualmente, o cultivo da planta é proibido na Itália até mesmo para fins terapêuticos. Apenas o Instituto Químico, Farmacêutico e Militar de Florença, ligado ao Exército, tem permissão para plantar a cannabis.

Leia também:

Presidente da Itália concede perdão a homem que cultivava maconha para fins medicinais

#PraCegoVer: fotografia (capa) em plano americano de um manifestante usando óculos escuros e segurando à sua frente uma camiseta branca com os dizeres “Te la devi piantare!” (“Você tem que plantar!”, em italiano)  em preto e logo abaixo o desenho uma folha de maconha na cor verde; à esquerda e à direita dele, pode-se ver vários outros manifestantes caminhando pelas ruas de Roma, durante a Marcha Global da Maconha. Créditos da foto: Giuseppe Ciccia / Getty.

lazy placeholder Senador apresenta projeto para legalizar a maconha na Itália

Sobre Smoke Buddies

O Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br