Seminário no RJ discute políticas públicas para contornar guerra às drogas

seminario drogas na américa latina Seminário no RJ discute políticas públicas para contornar guerra às drogas

O “Drogas e Violência nas Américas: as alternativas no limite, os limites da alternativa” realizará conferências, painéis e mesas-redondas promovidos entre governo, acadêmicos e membros de populações afetadas pelas leis de drogas brasileiras. Saiba tudo sobre o evento e participe!

O Rio de Janeiro será palco de três dias de debate sobre a atual política de drogas brasileira e todas as consequências que ela traz para a sociedade como um todo. O seminário “Drogas e Violência nas Américas: as alternativas no limite, os limites das alternativas” acontecerá entre os dias 6 e 8 de junho de 2018 na PUC-Rio, na Gávea, e “busca confrontar narrativas entre governo, acadêmica e as populações mais afetadas pela chamada ‘guerra às drogas’ nas Américas; e destilar caminhos alternativos em termos de políticas públicas”.

O seminário trará conferências, painéis e mesas-redondas com o objetivo de lançar e estimular reflexões sobre esse tema tão importante e relevante para a sociedade moderna. Para isso, se estruturará em três eixos: i) efeitos da “guerra às drogas”, pautados em entendimentos de violência atentos a raça, classe e gênero; ii) agendas e políticas que avançam construções ditas alternativas do “problema das drogas”; e iii) limites de tais políticas.

Os convidados serão professores, membros de movimentos sociais, policiais, pesquisadores, entre eles Orlando Zaccone (delegado da Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro, integrante do movimento Policiais Antifascismo e doutor em Ciência Política pela UFF), Dawn Paley (pesquisadora da Universidad Autónoma de Puebla, no México, e autora do livro Drug War Capitalism), Juliana Borges (pesquisadora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e ex-secretária adjunta de políticas para as mulheres da Prefeitura de São Paulo em 2013) e Maria Angélica Comis (ex-assessora de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Direitos Humanos de São Paulo), entre outros.

Você pode conhecer todos os convidados, bem como os horários de cada bate-papo neste link.

Serviço:
Seminário “Drogas e Violência nas Américas: as alternativas no limite, os limites das alternativas”.
Data: 6 a 8 de junho de 2018, das 9h às 13h.
Local: PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea).

#PraCegoVer: fotografia de capa dos membros do Coletivo Movimentos na abertura do seminário Drogas e Violência nas Américas. Créditos: divulgação IRI-PUC Rio.