Ribeirão Preto vai às ruas pela descriminalização da maconha e o fim da guerra às drogas

 Ribeirão Preto vai às ruas pela descriminalização da maconha e o fim da guerra às drogas

O ativismo pela legalização da maconha também foi às ruas na cidade de Ribeirão Preto, SP, onde manifestantes e familiares de pacientes da cannabis medicinal marcharam pela quebra dos paradigmas que envolvem o debate sobre a planta e contra a hipocrisia da guerra às drogas. As informações são da Revide.

Na tarde deste sábado, 5, manifestantes se reuniram na explanada do Theatro Pedro II para a quarta edição da Marcha da Maconha em Ribeirão Preto. Os participantes, que caminharam até a Praça Sete de Setembro, têm buscado a quebra de paradigmas sobre o debate do uso da cannabis sativa.

Além disso, a manifestação também reuniu famílias que pedem pela a legalização do produto para serem usados em tratamentos que podem salvar a vida dos filhos. Uma delas é a família de Jurandir Fernandes Almeida da Silva, Gisele Alves Ferreira e Dijuan Fernando Alves de Almeida da Silva, que contaram a todos o porquê aderiram o uso da planta. Gisele explica que tudo começou quando o filho nasceu.

“Ele tinha epilepsia e escoliose. Então, a maconha ajudou ele a melhorar a dor na coluna, além de o libertar da sonda e do oxigênio que utilizava como complemento para vida. A maconha mudou a vida do meu filho. O tratamento acontece com o óleo da planta. São seis gotas ao dia. É o único remédio, nem anticonvulsivo ele precisa mais”, conta Gisele.

lazy placeholder Ribeirão Preto vai às ruas pela descriminalização da maconha e o fim da guerra às drogas

#PraCegoVer: Fotografia do manifestante Jurandir Fernandes segurando seu filho (paciente de maconha medicinal) nos braços, ao lado de sua esposa, Gisele, na Marcha da Maconha em Ribeirão Preto. Créditos: Pedro Gomes – Revide.

Ronete Rizzo, da Associação Cultural Cannábica de São Paulo (Acuca-SP), conta que já teve todos os preconceitos sobre o tema. “Tive que mudar o meu pensamento como mãe por causa dos meus filhos. Ou eu aceitava eles fumando nas biqueiras, ou perto de mim dentro de casa, onde não iria entrar ninguém para machucá-los”, diz.

A mãe lembra que tudo melhorou quando aderiu ao movimento há quatro anos. “Principalmente meu relacionamento com eles. As marchas são importantes em todo Brasil. A manifestação é essencial para que as pessoas não tenham a impressão de que a planta faz mal”.

lazy placeholder Ribeirão Preto vai às ruas pela descriminalização da maconha e o fim da guerra às drogas

#PraCegoVer: Fotografia da ativista Ronete Rizzo ao lado de um de seus filhos, durante a Marcha em Ribeirão. Créditos: Pedro Gomes – Revide.

Confira como foi a MM Ribeirão Preto 2017: Pela maconha medicinal e fim da guerra às drogas: veja como foi a Marcha de Ribeirão Preto

Em uma página do Facebook, por meio da pressão popular, o grupo envolvido explica que o objetivo é colocar em pauta a legalização e a descriminalização da cannabis, além de mostrar que Ribeirão Preto é contra a hipocrisia da guerra às drogas, do simples preconceito ao extermínio promovido em seu nome.

Um dos organizadores, Estevan Martins de Campos, ressaltou que o maio é um mês nacional de lutas. “Aproveitamos para trazer pessoas integradas às leis e outros meios que envolvem o tema. A guerra contra as drogas se converte a uma luta contra os pobres no Brasil. Ou seja, se for preto, pobre e morar na periferia é traficante, mas se for branco e rico é usuário. Além disso, existem dois aspectos negativos da proibição, um é o do encarceramento em massa e o outro é o genocídio das pessoas negras”, finaliza.

lazy placeholder Ribeirão Preto vai às ruas pela descriminalização da maconha e o fim da guerra às drogas

#PraCegoVer: Fotografia de Estevan Martins de Campos, um dos organizados da Marcha da Maconha de Ribeirão Preto. Créditos: Pedro Gomes – Revide.

A marcha foi encerrada com show cultural. Abaixo confira um pouco mais do ato pelas lentes de Michel Martore.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia também:

Milhares marcharam pela legalização da maconha e o fim da intervenção no Rio

#PraCegoVer: Fotografia das ruas de Ribeirão Preto tomadas pelos manifestantes da Marcha da Maconha. Créditos: Pedro Gomes – Revide.

lazy placeholder Ribeirão Preto vai às ruas pela descriminalização da maconha e o fim da guerra às drogas

Sobre Smoke Buddies

O Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br