Retrospectiva da Maconha: as notícias que você mais gostou em 2017

retrospectiva smoke buddies 2018 Retrospectiva da Maconha: as notícias que você mais gostou em 2017

Reunimos as matérias mais lidas e clicadas aqui na Smoke Buddies durante o ano inteirinho para relembrar os temas mais curtidos de 2017. Ficamos felizes em saber que teve de tudo: saúde, legislação, curiosidades e mudanças importantes para um mundo legalizado. Entre nessa com a gente e confira a Retrospectiva da Maconha da SB!

O fim do ano aqui na redação Smoke Buddies ganhou um hábito nos últimos anos: relembrar notícias que, de alguma forma, impactaram o mundo canábico no Brasil e no mundo. Mas esse ano, resolvemos trazer para nossos leitores um “bônus festivo”. Decidimos criar um outro tipo de Retrospectiva da Maconha baseada no que você mais gostou durante o ano.

Selecionamos as 8 matérias mais lidas de 2017 que trazem temas bem importantes e curiosos. As matérias são para todos os gostos. Tem para quem curte saber mais sobre política e tudo que envolve as leis sobre a cannabis. Tem também para quem se interessa pelas propriedades medicinais da erva ou mesmo para quem viaja nas curiosidades mais legais sobre a planta. E com toda a certeza, tem para quem quer saber mais sobre esses e outros temas.

Escolha as que mais gostar, acesse e entre com a gente nessa viagem nostálgica pelo ano de 2017 e pela planta que tanto gostamos. Vamos lá:

Voluntários para teste com maconha

Com objetivo de analisar os efeitos do CBD, substância extraída da maconha, pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), buscaram por pacientes voluntários com Transtorno Depressivo Maior. O convite ainda trazia a promessa do voluntário ser ressarcido com R$ 50 em cada dia de teste. A informação publicada em abril foi uma das mais compartilhadas nas redes sociais. Clique e leia mais:

Faculdade de Medicina da USP busca voluntários para teste com maconha

 Retrospectiva da Maconha: as notícias que você mais gostou em 2017

Autorização para cultivo de maconha em breve. Só que não!

Depois de aprovar o uso medicinal do CBD e do THC, autorizar a venda do medicamento Mevatyl e incluir a Cannabis sativa na Farmacopeia Brasileira, a ANVISA deu sinais que seguiria avançando, mesmo que a passos lentos, na regulamentação do plantio de maconha para fins de produção e de pesquisas sobre os usos terapêuticos, que era para ser realizada até o fim deste ano. Porém, pouco mais de um mês depois, o órgão deu para trás ao bater de frente contra uma ação proposta em maio pelo PPS, Partido Popular Socialista (PPS), solicitando que o STF assegure o cultivo de maconha para fins terapêuticos no Brasil.

ANVISA poderá autorizar cultivo de maconha em breve

 Retrospectiva da Maconha: as notícias que você mais gostou em 2017

Quem sabe no primeiro semestre de 2018

Com o preço sendo o principal entrave para o acesso à terapia à base de maconha, que não é oferecida nem pela rede pública nem pelos planos de saúde, Agência prevê que até o fim do ano o protocolo técnico esteja pronto para ser encaminhado a uma consulta pública. Expectativa é que regras para o cultivo da ‘Cannabis sativa’ para uso medicinal saiam no primeiro semestre de 2018.

Anvisa deve regulamentar o cultivo da maconha

 Retrospectiva da Maconha: as notícias que você mais gostou em 2017

“Não bate nada”

Assim foi definida a concentração de THC (máximo de 2%) dos primeiros dois tipos de cannabis estatal que chegaram às farmácias do Uruguai no meio do ano. Segundo a especialista médica Raquel Peyraube, isso não é o bastante para competir com o narcotráfico.

Maconha uruguaia “não bate nada”, segundo especialista

 Retrospectiva da Maconha: as notícias que você mais gostou em 2017

Como nasce o prensado paraguaio

Quadrada, marrom e fedorenta. A maconha que a maioria dos usuários brasileiros consome é assim, bem diferente da esverdeada forma de flor em que ela é colhida. Depois de passar 15 dias entre plantadores de cannabis no Paraguai, a reportagem da Pública constatou que essa transformação se deve à maneira inapropriada como os paraguaios secam, processam, estocam e prensam as flores.

Como nasce o “prensado”

 Retrospectiva da Maconha: as notícias que você mais gostou em 2017

A matéria investigativa de Matias Maxx foi a ganhadora do Concurso de Microbolsa de Reportagem da Maconha, realizado pela Agência Pública e pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), da Universidade Cândido Mendes.

Cultivo de Maconha é aprovado no Senado. Perdeu, Petecão!

Desde 2014, quando a #SUG8 brotou mostrando que é possível normalizar o tema no Senado, várias propostas surgiram propondo o debate, mas uma em especial, a #SUG25, chamou a atenção durante o segundo semestre deste ano.

Esteve em debate na Comissão de Direitos Humanos do Senado a Sugestão Legislativa nº 25 (SUG 25), que foi proposta por um cidadão através do portal e-Cidadania e apoiada por mais de 125 mil pessoas. Originalmente, a sugestão dispunha sobre a descriminalização do cultivo de maconha para uso próprio e, apesar do assunto ter urgência e necessidade de um amplo debate, teve como relator o senador acriano Sérgio Petecão que, antes mesmo de propor uma audiência pública, recusou a proposta em relatório contrário.

Mas devido a toda a movimentação e pressão dos meios canábicos, da Plataforma Brasileira de Política de Drogas e da sociedade contra a rejeição da SUG 25, o senador relator realizou a audiência pública e manteve seu parecer contrário, mesmo sob todos os argumentos apresentados a favor da descriminalização do cultivo.

Por fim, felizmente, a senadora Marta Suplicy pediu vistas do processo e apresentou seu voto em separado, que foi aprovado pela maioria dos membros da Comissão que rejeitaram o relatório de Petecão.

Cultivo de maconha para fins terapêuticos é aprovado no Senado

 Retrospectiva da Maconha: as notícias que você mais gostou em 2017

Cultivo caseiro de maconha para fins terapêuticos é Projeto de Lei

Agora o cultivo caseiro de maconha para fins terapêuticos  é Projeto de Lei do Senado. Depois do voto favorável da senadora Marta Suplicy, a Sugestão Legislativa de nº 25, de 2017, virou um PLS. O Projeto de Lei do Senado de número 514, de 2017, pode descriminalizar o cultivo caseiro de maconha para fins terapêuticos no país.

Acesse o artigo abaixo e leia mais sobre as mudanças que o PLS pode trazer e aproveite para registrar seu voto a favor da descriminalização do cultivo de maconha. Seu apoio pode mudar a vida de muita gente que depende do uso terapêutico da maconha no Brasil.

Vote SIM no Projeto de Lei do Senado para descriminalizar o cultivo de maconha

 Retrospectiva da Maconha: as notícias que você mais gostou em 2017

E para descontrair…

Para finalizar a retro da maconha 2017, uma pausa na seriedade para o momento de descontração em família.  O vídeo que reúne a experiência de pais fumando maconha pela 1ª vez com seus filhos também entra na lista dos mais apertados em 2017.

E com a pegada da ação #Normalize que lançamos este ano, a produtora americana Cut, responsável pela série de virais canábicos, mostrou que fumar um baseado entre pais e filhos é tão normal quanto tomar uma taça de vinho. Aperte e assista:

Vídeo reúne experiência de pais fumando maconha pela 1ª vez com seus filhos

 Retrospectiva da Maconha: as notícias que você mais gostou em 2017

E então… o que achou? Nós adoramos relembrar tudo isso! E esperamos que o próximo ano seja tão bom quanto este ano foi para o universo canábico. Um ótimo fim de ano repleto de amor, paz e muita, mas muita, fumaça e um 2018 muito mais NORMALIZE! Esses são os votos da redação Smoke Buddies.

Se você nos acompanha pode ver o quanto noticiamos e normalizamos a maconha em 2017. Em 2018 queremos ir além em nosso trabalho diário de disseminar a cultura canábica e, para isso, contamos com o seu apoio nessa iniciativa. Sem precisar abrir mão daquela seda, com apenas 1 real você estará fazendo a diferença. Saiba como abaixo:

Apoie a Smoke Buddies e ajude a propagar ainda mais a cultura canábica

 Retrospectiva da Maconha: as notícias que você mais gostou em 2017

Ilustração de Capa: Smoke Buddies