Como cultivar maconha? Cursos online ensinam a plantar e até empreender no mundo canábico

como cultivar maconha cursos online ensina a plantar e empreender no mundo canabico Como cultivar maconha? Cursos online ensinam a plantar e até empreender no mundo canábico

A informação é a melhor arma contra a proibição. Conheça 5 plataformas online que oferecem cursos especializados em cultivo, cultura, empreendedorismo e uso medicinal da maconha.

Com as constantes modificações nas políticas sobre a maconha pelo mundo e no Brasil, mesmo que de forma vagarosa, os benefícios do uso medicinal da planta seguem sendo divulgados e absorvidos pela sociedade.

Há alguns anos já é possível encontrar inúmeros cursos online sobre cultivo e suas técnicas, mercado, negócios, aplicações, usos medicinal e industrial e entre muitas outras vertentes que a maconha pode alcançar. Mas grande parte deste conteúdo ficava distante de muitos brasileiros, em parte por causa do idioma, uma vez que a maioria dos cursos são apresentados em inglês, e principalmente devido à lei de drogas que até 2011 faria responder por crime de apologia às drogas quem fosse pego organizando ou participando de um ato sobre maconha, o que caiu com a decisão da ADPF 187 do Supremo Tribunal Federal,  no mesmo ano.

Esta situação vem mudando ao longo dos anos com o surgimento de mais workshops e cursos presenciais ministrados por ativistas e especialistas que brotam em vários locais do país e que, todavia, ainda atingem uma pequena parte dos interessados por conta do tamanho territorial do Brasil. Porém, através do que apresentaremos, pode-se ver o quão notável é a evolução deste cenário em 2018.

Por falar em riscos, participar destes ou de qualquer outro curso ou workshop sobre maconha não é crime e sim um direito à informação. Além disso, o sigilo dos dados é assegurado pelas plataformas consultadas e apresentadas abaixo.

GANJA TALKS UNIVERSITY

Quem nos acompanha já deve ter lido nosso post sobra a plataforma de ensino online sobre cannabis, o Ganja Talks University, que propõe o compartilhamento de conhecimento sobre o assunto, através de aulas, entrevistas exclusivas, eventos, webinários e mentoria individual, sendo o empreendedorismo canábico o tema de seu curso de estreia e o mais recente sobre extrações sem solventes.

“O Ganja Talks University visa a profissionalização e o desenvolvimento de profissionais em mercados canábicos que estão passando por grandes transformações. Acreditamos que o compartilhamento de informações sobre a indústria canábica é essencial para a legalização e a regulamentação da maconha ao redor do mundo e, sobretudo, para a criação de uma cadeia de profissionais engajados e ligados, que trocam informações e criam oportunidades, serviços e produtos de maneira colaborativa e humana”, afirma João Paulo Costa, fundador do projeto. Clique aqui e conheça os cursos.

GROWROOM HIGHSCHOOL

Neste mês de maio, o Growroom completou a marca de mais de 1 milhão de postagens em seu fórum. Como comemoração, a plataforma oferecerá um workshop de cultivo online.

Segundo publicação na plataforma, o workshop ensinará o participante, mesmo que nunca tenha plantado, a ter uma colheita de maconha em 12 semanas:  “Tá cansado de fumar prensado mas não sabe como começar a cultivar? Ou já cultiva mas ainda não consegue ter boas colheitas? Então aproveite essa chance para tirar suas dúvidas e aprender a ter o auto-sustento em 12 semanas”.

lazy placeholder Como cultivar maconha? Cursos online ensinam a plantar e até empreender no mundo canábico

PraCegoVer: Fotografia de um cultivo com destaque numa flor de maconha e no lado esquerdo da imagem tem escrito em branco “Workshop de Cultivo Growroom” “Participe!”. Créditos Growroom

O workshop está marcado para o dia 7 de junho, às 20h, e será ministrado por William Lantelme, fundador do Growroom. No evento, ele abordará desde a estrutura para o cultivo até as técnicas do período de floração. O conteúdo também contemplará dicas jurídicas de como reduzir os riscos.

Lantelme começou a plantar em 1990 e compartilhará o conhecimento que adquiriu ao longo desses 28 anos: “Meu objetivo neste workshop é que a pessoa consiga absorver o máximo de informação possível para aplicar no seu cultivo”.

“Apesar de todas as dificuldades, meu maior incentivo em continuar lutando pelo auto-cultivo é ver as pessoas deixando de fomentar o tráfico e consumindo uma erva de qualidade”, conta William. O que nós da Smoke Buddies consideramos como uma boa prática de redução de danos.

Afinal, como sempre é propagado: “mais um que planta é menos um que compra”, é menos uma pessoa que deixa de correr os riscos de se consumir uma substância de procedência e qualidade questionáveis, além de não se expor aos perigos da aquisição de algo ilegal. Clique aqui e saiba mais sobre o workshop.

ESCOLA DE CULTIVO

Mais uma novidade vêm por aí. No próximo mês, Henrique Reichert, do canal “Eu, a maconha e uma câmera” e colunista da Smoke Buddies, lançará uma nova plataforma para enriquecer o quadro de ensinamentos sobre cultivo e suas técnicas.

Com o lançamento previsto para 1º de julho, a plataforma Escola de Cultivo será um meio de aprendizado no estilo EaD – Ensino à Distância, com salas de aula, número de alunos limitados por classe, monitoramento do progresso do aluno direto com o instrutor, os cursos serão em vídeo-aulas e contarão com material de apoio, fórum de discussões e certificação ao final de cada curso.

“Serão diversos cursos oferecidos e não somente sobre maconha, a ideia é iniciar com o curso completo de cultivo de cannabis e depois disponibilizar suas variantes como extrações, tema medicinal, cultivo orgânico e treinamentos e ao longo do tempo ir disponibilizando os cursos das outras culturas”, conta Henrique Reichert, que completa informando que “a Escola de Cultivo também terá um Laboratório, que será um espaço dedicado para testar de forma interativa tudo o que foi aprendido nas aulas”.

Os alunos poderão matricular-se em apenas um curso ou então em um plano de acesso completo ao site, com todos os cursos disponíveis, assessoria via vídeo-chamada e muito mais. As inscrições irão de 1º de julho a 1º de agosto. Para mais informações, envie um e-mail para: contato@escoladecultivo.com.

UNICANNA

Lançada em 2017  pela Plantando Bem, a Universidade Cannabis ou UniCanna é inspirada na Universidade de Oaksterdam, na THC University, do Jorge Cervantes, e na Cannabis Training, do Ed Rosenthal, e traz conhecimento especializado das maiores autoridades do assunto.

Segundo o site Plantando Bem, a Universidade Cannabis vem para ajudar e dar luz aos usuários em temas como ativismo, cultivo, uso medicinal, culinária, segurança, uso industrial e muito mais. Clique aqui e conheça mais sobre a plataforma.

MACONHABRÁS

O sistema de ensino e aprendizado à distância sobre os benefícios da cannabis não é de hoje. Lá em 2016, o CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, da Universidade Federal de São Paulo, lançou o curso online “Cannabis Medicinal e Dor Crônica”, disponível até hoje.

Desenvolvido originalmente pelo Alcohol & Drug Abuse Institute, da Universidade de Washington (Estados Unidos), e traduzido, com adaptações, para o português pelo Maconhabrás, grupo interdisciplinar de estudos sobre a maconha do CEBRID, o curso busca preencher as lacunas da formação médico-científica em relação ao manejo da dor crônica e ao uso medicinal da maconha. Clique aqui e conheça.

SEM CENSURA! INFORMAÇÃO É UM DIREITO DE TODOS

Antes que sejam ligadas as sirenes da proibição, vale ponderar que independente da atual lei de drogas, a pessoa que optar por consumir maconha – tanto para fins medicinais ou como recreativos – seguirá consumindo. Sobre os direitos à saúde e à vida, bem como sobre os direitos à liberdade e à informação, o Estado deveria intervir no máximo para proteger o usuário e não para criminalizá-lo como ocorre.

As informações são disponibilizadas via Internet, podendo ser acessadas a qualquer hora e lugar do mundo, o que faz dos cursos e workshops online um grande propulsor na difusão do conhecimento sobre a planta, seu cultivo e benefícios medicinais, agindo principalmente como redutor de danos ao fornecer instrução ao usuário.

#PraCegoVer: fotografia de capa de uma flor de maconha ainda no pé sendo cultivado. Créditos da foto: Phill Whizzman.

lazy placeholder Como cultivar maconha? Cursos online ensinam a plantar e até empreender no mundo canábico

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.