Quanto mais avança a legalização da maconha, menor é o uso entre os jovens nos EUA

quanto mais avanca legalizacao da maconha menor e o uso entre os jovens nos eua Quanto mais avança a legalização da maconha, menor é o uso entre os jovens nos EUA

Estudo realizado por pesquisadores de Missouri, EUA, o uso e abuso da maconha por adolescentes sofre um grande declínio. A pesquisa analisou dados de mais de 200 mil jovens em todos os 50 estados americanos.

Enquanto no Brasil os governantes usam o “em nome da família, pelas criancinhas e pela boa moral” para decidirem sobre questões que não estão dando e nem vão dar certo – como a atual política de drogas -, nos EUA resultados recentes mostram que a legalização da maconha é mais eficiente do que pregaram por anos seus opositores.

O uso e abuso da maconha entre adolescentes nos Estados Unidos está em declínio, apesar do avanço da legalização e descriminalização das drogas, é o que informa um novo estudo publicado no Journal of the American Academy Of Child and adolescent Psychiatry.

Pesquisadores da Universidade de Medicina de Washington, em St. Louis, examinaram os dados coletados com mais de 216.000 adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos em todos os 50 estados ao longo de um período de 12 anos.

As descobertas mostram que o número de adolescentes com problemas relacionados à maconha, como dependência ou problemas na escola e nos relacionamentos caiu cerca de 24% entre 2002 e 2013.

Durante o mesmo período, o número de jovens que disseram ter experimentado maconha (nos últimos 12 meses) caiu 10%.

Problemas comportamentais entre adolescentes, como brigas, crimes contra a propriedade e tráfico de drogas também tiveram queda durante o mesmo período de tempo. Segundo os pesquisadores estas taxas de declínios estão ligadas a estas tendências.

“Ficamos surpresos ao ver declínios substanciais no uso de maconha”, disse Richard A. Gruzca, professor de psiquiatria, em um comunicado à imprensa.

“Nós não sabemos o quanto a legalização da maconha está afetando os jovens usuários, mas com isso pode ser que muitas crianças com problemas comportamentais estão mais propensas a terem um tratamento mais cedo, reduzindo as chances de usarem maconha na adolescência”, Gruzca continuou. “Mas independente do que está acontecendo com estas questões comportamentais, parece estar compensando qualquer efeito da descriminalização da maconha.”

Atualmente, em maio de 2016, 25 estados já legalizaram abrangentes programas para maconha medicinal. Em quatro estados e no Distrito de Columbia o uso da maconha recreativa é legalizado para adultos. Pelo menos 19 estados já descriminalizaram em algum grau a posse de maconha e inúmeros outros estão tendenciosos à descriminalização ou regulação da maconha ainda para este ano.

Resta a nós brasileiros propagarmos tais resultados na busca de mostrar à sociedade e aos nossos governantes que a regulamentação é mais eficaz que a proibição.

As informações são do Extract Sun com tradução e adaptação Smoke Buddies.

lazy placeholder Quanto mais avança a legalização da maconha, menor é o uso entre os jovens nos EUA

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.