#PraCegoVer: conheça a campanha que promove a acessibilidade. Adote você também!

Um fundo preto sob o texto #PRACEGOVER em cor amarela, com desenhos de folhas de maconha verdes nas letras.

Diante da correria do dia-a-dia, não nos damos conta de que coisas que são extremamente simples para a maioria, como visualizar imagens e fotografias nas redes sociais, são muito mais complexas para portadores de deficiência, como para pessoas que possuem parcialmente parte da visão ou são completamente cegas. Conheça a campanha #PraCegoVer, que promove a inclusão dessa parcela dos usuários das redes.

Antes de tudo, pedimos para que se coloque no lugar de quem é cego. Agora imagine você acessando as redes sociais, o que pode ser feito com o auxílio de aplicativos e programas de audiodescrição¹, e não ter acesso a uma arte, ilustração ou fotografia. Diante disso é que adotamos a inclusão do #PraCegoVer em nossos conteúdos postados nas redes sociais e no portal Smoke Buddies.

A iniciativa é da professora de Braille Patrícia Silva de Jesus, ou Patrícia Braille como é conhecida, que é especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Consultora da UNESCO no Projeto Livro Acessível, Consultora de Tecnologia Assistiva e atuante na alfabetização de pessoas com deficiência visual.

A ideia que surgiu da necessidade de Patrícia de descrever imagens aos amigos cegos foi lançada no Facebook em 4 de janeiro de 2012, aproveitando a passagem do aniversário do criador do Sistema Braille, em um evento virtual na rede e segue até hoje ajudando os usuários a adotar hábitos que facilitem a inclusão de pessoas com deficiência visual.

O uso da hashtag começou a ganhar força após empresas, times de futebol, assessorias de imprensa, agências de turismo, políticos e entre outros meios aderirem e colocarem em seus posts – principalmente no Instagram e Facebook – a descrição das imagens com o #PraCegoVer.

No Brasil, estima-se que existam 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, onde 585 mil são totalmente cegas. Só na base global de usuários do Facebook, mais de 280 milhões possuem algum tipo de grave de deficiência visual. Por isso, o projeto #PraCegoVer é fundamental para que essas pessoas não fiquem desamparadas, uma vez que elas fazem as mesmas coisas que as com visão normal, como acessar a sites e redes sociais.

Como a Smoke Buddies surgiu das necessidades e sempre esteve em busca de mais acessibilidade, espaço, interação e visibilidade, propomos a todos, meios informativos em prol da causa canábica, associações, ativistas, coletivos antiproibicionistas, fóruns, grupos, influenciadores, marcas, políticos e quem mais quiser, aderirem ao hábito de descrever as imagens acompanhado do #PraCegoVer.

Antes que achem que é muito trabalho, já antecipamos que o pensamento certo é: Muito mais acessibilidade a quem precisa. Então sem essa de reclamar e adote a ideia!

Forma de usar a hashtag

Para utilizar esta ferramenta é muito simples. Basta que na publicação, após colocar a legenda normalmente, o usuário adicione o #PraCegoVer e em seguida, faça uma descrição da imagem. Primeiro escreva do que se trata, se é foto, desenho, charge, tirinha, ilustração etc. Depois descreva os elementos da imagem seguindo a sequência da escrita e leitura ocidental, isto é, da esquerda para direita e de cima para baixo. Na sequência especifique se ela tem algum efeito exclusivo de cor, como preto e branco, sépia, cinza e entre outros. Vale ressaltar, porém, que se a foto for colorida, não é preciso adicionar na descrição, uma vez que o usuário vai especificar as cores de cada item que compõe a imagem.

E é só! Feitas as descrições após a hashtag, as mesmas serão reproduzidas em aplicativos de áudio descrição, o que facilita o entendimento dos deficientes visuais e os incluem dentro da tecnologia.

#PraCegoVer: arte gráfica com um fundo preto sob o texto #PRACEGOVER em cor amarela, com desenhos de folhas de maconha verdes nas letras.

mm

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!