Planet Hemp: “A Vitória Não Virá por Acidente” narra trajetória da banda desde sua prisão

planet hemp a vitoria nao vira por acidente Planet Hemp: A Vitória Não Virá por Acidente narra trajetória da banda desde sua prisão

Assista ‘A Vitória Não Virá por Acidente’ e veja como a prisão da banda em 1997 acelerou o debate sobre a maconha no Brasil. E como no Natal de 96, o Planet Hemp deixou um presentinho especial a todos os fãs: o EP “Hemp New Year”.

Estreou nesta sexta (22) o mini-documentário “A Vitória Não Virá por Acidente”, que narra uma história de exatos 20 anos atrás, quando os integrantes do Planet Hemp ficaram presos por cinco dias após um show em Brasília, sob a acusação de que faziam apologia à maconha.

Dirigido pelo Capitão Presença, Mathias Maxx, o mini-doc resgata imagens de arquivo da época em que a banda lançou o emblemático “Os cães ladram mas a caravana não para”, que alavancou a luta pela legalização da maconha no país.

No vídeo de cinco minutos são mostrados episódios de repressão contra banda de Marcelo D2, que acontecem desde 1995, mas se intensificam em 1997, após ter vários shows cancelados e CDs recolhidos. Os integrantes chegaram a ser presos e passaram cinco dias encarcerados, o que trouxe muita visibilidade aos cariocas e ao debate sobre a legalização da maconha.

Na década seguinte, o caso influenciaria não só outras bandas, como toda uma geração que, citando as letras de “Legalize Já” e “Não Compre, Plante!” na internet ou nas marchas, manteve aceso o debate sobre a legalização da maconha.

 Planet Hemp: A Vitória Não Virá por Acidente narra trajetória da banda desde sua prisão

Em março deste ano, o grupo já havia disponibilizado nas plataformas de streaming os três álbuns de estúdio de sua carreira. E agora, junto com o lançamento do mini-doc, o Planet Hemp liberou nas plataformas digitais o EP “Hemp New Year”. Lançado originalmente no Natal de 1996, de forma promocional, o disco foi distribuído gratuitamente apenas para amigos. Com 8 faixas, o EP teve pouquíssimas cópias prensadas em sua única edição. Aperte e confira abaixo:

 Planet Hemp: A Vitória Não Virá por Acidente narra trajetória da banda desde sua prisão

 Planet Hemp: A Vitória Não Virá por Acidente narra trajetória da banda desde sua prisão

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.