Pela maconha medicinal e fim da guerra às drogas: veja como foi a Marcha de Ribeirão Preto

Reivindicando o uso medicinal da cannabis e o fim da guerra às drogas, Ribeirão Preto recebeu sua 3ª edição da Marcha da Maconha. Confira como foi o ato em fotos e relatos.

A marcha da maconha, que contou com sete eventos neste sábado (27) pelo Brasil, também movimentou Ribeirão Preto. Em sua terceira edição no município, a organização estima o público em torno de 50 pessoas, em um trajeto que começou na Esplanada do Theatro Pedro II e seguiu até o Morro de São Bento, segundo informação do portal Revide.

Segundo um dos organizadores, Lucas Samara, a Marcha luta pela legalização total de uso, comércio e plantio da Cannabis. “E não só isso, também buscamos o fim de uma guerra, a diminuição do poder do crime organizado, o direito dos usuários medicinais e também recreativos. Acreditamos que essas demandas não mudam com o tempo, a luta é a mesma, constante”, ressalta a organização do evento ao portal.

Apesar da importância da legalização para o uso recreativo / social, o uso da planta na medicina também foi ressaltado.

Para Rodrigo Bazan, 27 anos, um dos organizadores do evento, a Marcha tem o intuito de chamar a atenção do governo para a legalização da planta para o uso na medicina. “Há vários países que liberaram a maconha e a estão estudando para fins medicinais. Queremos abrir os olhos do Brasil para estes casos e acabar com a guerra às drogas. A maconha não é droga, é planta”, disse o ativista ao portal A Cidade ON.

O pedreiro Jurandir Fernando de Almeida, 29, estava acompanhado do filho Djhuan, 3, que possui esclerose múltipla e precisa tomar um remédio extraído da planta. “Meu filho precisa tomar o Canabidiol para ter qualidade de vida”, explica. “Queremos que o governo libere a compra do remédio em farmácias por um preço menor do que se paga pela importação. Se a maconha fosse legalizada seria mais fácil para as famílias com casos iguais ao nosso”, conta.

Para Michel Martore, que cobria fotograficamente o ato, próximo ao fim da marcha a polícia começou a limitar a manifestação em apenas uma faixa da avenida o que acabou sendo resolvido sem maiores atritos. “Chegando a um acordo com os organizadores, a marcha terminou sem problemas com a polícia”, relata Martore ao Sb.

Abaixo, confira os registros de Michel que gentilmente colaborou, enviando-os ao Smoke Buddies. Faça como Martore e mande o seu relato para contato@smokebuddies.com.br

Fotografia de capa – Michel Martore

mm

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!