Pax 3 vs DaVinci IQ – Qual é o melhor vaporizador?

Pax 3 vs DaVinci IQ capa Pax 3 vs DaVinci IQ   Qual é o melhor vaporizador?

Neste duelo de vaporizadores de ervas, saiba a diferença, prós e contras de cada modelo, na avaliação detalhada que fizemos. Tire suas conclusões e escolha o seu vape favorito.

 Pax 3 vs DaVinci IQ   Qual é o melhor vaporizador?

#PraCegoVer: fotografia em primeiro plano dos vaporizadores Pax 3 e DaVinci IQ em pé sobre uma superfície de madeira, ambos de cor preta.

O Pax 3 e o DaVinci IQ foram lançados há 2 anos. Ambos são a terceira geração de vaporizadores de seus respectivos fabricantes, logo são aparelhos que vêm com melhorias e aperfeiçoamentos de duas versões anteriores.

O Vape Critic, que é uma referência em avaliações de vaporizadores nos Estados Unidos, coloca ambos os vaporizadores entre os melhores portáteis, perdendo apenas para o Arizer Solo II. Apesar disso, é fato que os dois ganham em design, já que ambos possuem um visual bem mais moderno, com uma ligeira vantagem para o DaVinci IQ que explicaremos mais pra frente. Vamos ver aqui o que diferencia um vaporizador de ervas do outro para que você possa tirar suas conclusões e escolher o seu.

Quadro resumo

 

Pax 3 DaVinci IQ
Câmara Aço inox. Zircônia cerâmica.
Capacidade da câmara 0,3 g 0,3 g
Aplicativo Sim Sim
Medidas (AxLxP) 9,8 cm x 3 cm x 2,1 cm 9 cm x 4,2 cm x 2,4 cm
Peso 95 g 141 g
Aquecimento inicial 15 s 16 s
Tecnologia de aquecimento Condução. Condução a 360º.
Controle preciso de temperatura Pelo aplicativo. Aplicativo e aparelho.
Bateria 3500 mAh fixa 3500 mAh substituível
Material Ervas secas e concentrados. Ervas secas.

Design

Acho que este é um dos principais pontos para quem quer usar seu vaporizador em público ou até mesmo para quem quer ter a satisfação de ter um vape de qualidade. O design é importantíssimo e às vezes até decidimos comprometer um pouco a performance para ter um produto mais bonito. Sobre este tópico, o Pax 3 é um vape um pouco menor que o DaVinci IQ, ou seja, é um pouco mais discreto e pesa 90 g. Também chamado de iPhone dos vaporizadores pelo visual minimalista, ele possui 4 luzes indicativas num formato de “X” estilizado que serve para indicar, entre outras coisas, o nível de temperatura.

 Pax 3 vs DaVinci IQ   Qual é o melhor vaporizador?

#PraCegoVer: fotografia em ângulo superior dos vaporizadores DaVinci IQ, cor prata, e Pac 3, cor bronze, deitados sobre uma superfície de madeira.

DaVinci IQ é um vape um pouquinho maior, tem 140 g, mas possui um design mais interessante. São 51 pontos de led na frente do vaporizador, programados para mostrar nível de temperatura como no Pax, mas que também pode mostrar a temperatura exata em numerais e é capaz de modificar o visor para uma animação com flechas indicando que ele está aquecendo ou resfriando. É realmente bem pensado e dá um ar mais moderno para o vape. Ponto para o DaVinci.

Tempo de Aquecimento

O Pax 3 promete um aquecimento em 15 segundos, até porque possui uma câmara de metal que realmente aquece mais rápido, enquanto o DaVinci IQ indica um aquecimento em 16 segundos, mas devido à câmara de zircônia cerâmica, o vaporizador chega a uma temperatura inferior neste tempo. Acho que ambas as alegações não são tão válidas, já que as primeiras tragadas no vape neste espaço de tempo não dão o mesmo volume de vapor e sabor. O ideal em ambos é esperar cerca de 45 segundos para ter uma experiência mais completa já na primeira tragada, então não vamos necessariamente contar aqui o tempo dito pelo fabricante do vaporizador, mas o tempo ideal para chegar à experiência que queremos e neste caso temos um empate.

Tecnologia de Aquecimento

Tanto o Pax 3 quanto o DaVinci IQ utilizam a tecnologia de condução. Nesta tecnologia, a câmara do vaporizador, onde o material é inserido, é aquecida em consequência do próprio material, liberando então os aromas e compostos presentes. Aqui um vape usa a mesma tecnologia do outro, então também não há vencedor.

Câmara

 Pax 3 vs DaVinci IQ   Qual é o melhor vaporizador?

#PraCegoVer: fotografia em ângulo superior dos vaporizadores DaVinci IQ, acima, e Pax 3, em pé sobre uma superfície marmorizada, ambos com as câmaras abertas.

Esta é a parte do vape onde você coloca o precioso conteúdo que irá liberar os aromas e princípios ativos para a sua sessão. Dependendo do material do qual ela é feita, você pode ter sabores e nuances um pouco diferentes, ou seja, o material influenciará na sua experiência. A câmara do vaporizador Pax 3 é feita de aço inoxidável, o que ajuda a aquecer mais rapidamente, porém a vantagem aqui vai para o DaVinci IQ que possui tanto a câmara quanto o caminho por onde passam os vapores feitos de zircônia cerâmica, que influencia menos no sabor do vapor, dando uma vaporização mais pura e agradável.

Sobre o tamanho, as duas câmaras possuem uma capacidade de cerca de 0,3 g e ficam na parte de baixo do vaporizador. A do Pax 3 é mais larga e mais rasa, já a do DaVinci IQ possui um formato de cilindro, um pouco mais estreita, mas a parte boa é que há uma área maior em torno da abertura, que ajuda a levar o seu conteúdo para a câmara como um funil, de forma que você não perca nada do seu material.

Na tampa do DaVinci você verá que há uma bolinha de zircônia que ajuda a compactar o material quando você fecha o vape. Isso é um detalhe legal, pois a compactação da erva é essencial para uma melhor experiência quando se usa um vape com tecnologia de condução. Já o Pax 3 vem com duas opções de tampa dentro do kit, sendo que uma ocupa mais espaço no interior da câmara para caso você queira usar apenas metade da capacidade do câmara, ou seja, apenas 0,15 g de ervas dentro do vape. Isso é um ponto positivo caso você esteja interessado em sessões mais curtas também.

Pela qualidade do material, o ponto aqui vai para o DaVinci.

Vaporizador de Ervas Secas ou Concentrados?

 Pax 3 vs DaVinci IQ   Qual é o melhor vaporizador?

#PraCegoVer: fotografia do adaptador para concentrados do Pax 3 ao lado do vaporizador, na cor prata, deitado em uma superfície branca.

Aqui não tem segredo, o kit completo do Pax 3 vem com um adaptador para que se possa usar o vape com concentrados também. Já o DaVinci IQ é um vape feito para uso especificamente com ervas secas. Aqui, pela flexibilidade, o vaporizador que ganha o ponto é o Pax.

Bateria

 Pax 3 vs DaVinci IQ   Qual é o melhor vaporizador?

#PraCegoVer: fotografia de uma mão segurando o vaporizador DaVinci IQ, na cor preta, e uma parte de sua bateria removível, vermelha, para fora.

As baterias do Pax 3 e do DaVinci IQ possuem capacidades semelhantes, pois ambas são de 3500 mAh, mas a semelhança acaba aí. O Pax 3 possui uma bateria interna fixa, que não dá para trocar, como acontece com os smartphones de hoje em dia. Já o DaVinci possui uma bateria do tipo 18650 que é substituível e facilmente encontrada em lojas do ramo, então se você carregar uma bateria sobressalente já cheia, terá o dobro de tempo de vaporização sem se preocupar com ter que carregar a bateria. Pela versatilidade, o ponto vai para o DaVinci.

 Pax 3 vs DaVinci IQ   Qual é o melhor vaporizador?

#PraCegoVer: fotografia do vaporizador DaVinci IQ, na cor prata, e de um celular com o aplicativo do vape aberto, ambos sendo segurados por uma pessoa que está atrás da câmera.

Aplicativo

O aplicativo do Pax é apenas um complemento ao vape, que ajuda a selecionar a temperatura exata desejada na sessão e alternar entre os modos inteligentes de vaporização. Enquanto o aplicativo do DaVinci IQ foi realmente desenvolvido para ter uma sessão mais personalizada, pois com ele é possível mudar completamente as configurações dos modos inteligentes, inclusive programar uma variação dinâmica de temperatura durante a sessão sem que você tenha que fazer isso manualmente. Pelas funções personalizadas e integração aplicativo/vape, o ponto vai para o DaVinci.

Qualidade do vapor

Neste ponto acabamos entrando muito em gosto pessoal. Tanto o Pax 3 quanto o DaVinci IQ são vaporizadores de ervas com excelente qualidade de vapor. A densidade e volume entregue por ambos vapes é bem semelhante, ficando difícil pontuar para um lado ou para o outro.

A câmara de zircônia cerâmica entrega um sabor mais puro, enquanto o aço inoxidável entrega um vapor mais quente. Portanto, o gosto pessoal aqui é que vai acabar decidindo esse ponto.

Conclusão final: o vaporizador campeão

 Pax 3 vs DaVinci IQ   Qual é o melhor vaporizador?

#PraCegoVer: fotografia em primeiro plano do vape DaVinci IQ em pé sobre a estrutura de ferro de uma cerca de alambrado.

Neste duelo, o vaporizador campeão é o DaVinci IQ com um placar final de 7×4. É importante ressaltar que o Pax 3 também é um ótimo vape e que está entre os melhores do mercado. Apesar de sua enorme fama, vimos que podem existir outros modelos tão bons quanto. Se dizem que o Pax 3 é o iPhone dos vapes, então o DaVinci poderia ser a linha Galaxy S?

Conheça esses e outros modelos de vaporizadores em nossa parceira Namaste Vapes Brasil.

#PraCegoVer: fotografia (de capa) em primeiro plano dos vaporizadores DaVinci IQ, cor prata, e Pax 3, cor preta, em pé sobre uma superfície de pedra e um fundo desfocado de vegetação.

 Pax 3 vs DaVinci IQ   Qual é o melhor vaporizador?

Sobre Smoke Buddies

O Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br