Participação Popular discute a liberação da maconha para uso medicinal e pessoal

pl sobre legalização da maconha podera ser votada na camara Participação Popular discute a liberação da maconha para uso medicinal e pessoal

Liberação da Maconha para uso medicinal e pessoal é o tema do programa Participação Popular que vai ao ar nesta segunda-feira, às 13h, com apresentação de Paulo José, na TV Câmara.

A liberação da maconha e sua utilização para fins medicinais e recreativos é um assunto polêmico e que vem sendo discutido em vários países, inclusive no Brasil. O plantio de maconha para pesquisas e preparo de medicamentos já é permitido em lei, mas é preciso regulamentação da Anvisa para que isso se concretize. Faltam regras que determinem como e onde o cultivo pode ser realizado.

A cannabis, gênero da planta do qual a maconha faz parte, é usada no tratamento de epilepsia, Parkinson, glaucoma, câncer, esclerose múltipla e outras doenças. Pacientes que desejam plantar precisam de autorização judicial ou recorrer a importação de medicamentos caros.

Mas o assunto se estende para além do uso medicinal e, segundo especialistas, a falta de definição clara entre traficante e usuário da maconha, leva para a cadeia pessoas de baixa renda, num ciclo que se perpetua e sobrecarrega o sistema judiciário. Por outro lado, o uso abusivo da droga pode trazer consequências negativas para usuários, especialmente os jovens.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que visa disciplinar o controle, a fiscalização e a regulamentação da cannabis e seus derivados para uso medicinal e pessoal, para maiores de 18 anos, e na quantidade de até 40 gramas.

Convidados:

– Presidente do Instituto de Pesquisas Científicas e Medicinais das Plantas (Aliança Verde), Rafael Ladeira;
– Vice presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre drogas da OAB do Ceará e Coordenador Nacional do Movimento Brasil sem Drogas, Roberto Lasserre;
– Deputados Paulo Teixeira, do PT-SP, e Givaldo Carimbão, do AVANTE-AL.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

O programa Participação Popular é exibido pela TV Câmara às segundas-feiras, às 13h, com reprises: quarta, 1h; quinta, 0h; e domingo, às 10h e às 15h.

Leia e apoie:

Proposta de regulamentação da maconha ganha força nas redes sociais

#PraCegoVer: fotografia (de capa) de uma placa branca suspensa com a frase “Legalize a vida” na qual a última letra (a) foi substituída pelo desenho de uma folha de maconha na cor verde. Créditos da foto: Diogo Vieira.

lazy placeholder Participação Popular discute a liberação da maconha para uso medicinal e pessoal

Sobre Smoke Buddies

O Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br