ONU pede que o uso de drogas seja descriminalizado em documento vazado

Legalizar em nome da paz mundial: em documento vazado, a ONU supostamente pede que países revejam suas atuais leis em torno da maconha e que descriminalizem a plantinha e outras drogas, a fim de proteger os usuários e garantir saúde aos mesmos.

Quem acompanha o Smoke Buddies, sabe como e o porquê de lutarmos pela legalização das drogas e o que para muitos é visto como papo-de-maconheiro, acabou chamando atenção da maior organização mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU). O documento, que foi vazado pelo fundador do Grupo Virgin, Richard Branson, pede que todos os países pensem em descriminalizar o consumo e porte de drogas.

Branson é membro da Comissão Global para a Política sobre Drogas da ONU (UNODC) e afirmou, ao vazar o documento, que a intenção da instituição é que os países passem a tratar o uso de drogas como uma questão de saúde, ao invés de crime, segundo a BBC.

Apesar do que afirmou o bilionário, o porta voz da UNODC apareceu e explicou o ocorrido. Acontece que tal conteúdo foi elaborado por Monica Beg, chefe da seção de HIV/AIDS da Comissão Global, para o tema ser debatido em uma conferência sobre redução de danos em Kuala Lumpur, Malásia, no próximo mês.

onu-descriminalizacao-maconha-smoke-buddies

clique na imagem para ampliar

No texto, Monica classifica as prisões de usuários de drogas como medidas excessivas, e afirma que dependência química é uma questão de saúde, não de descumprimento de lei.

No Brasil, drogas injetadas não são muito comuns, mas na América do Norte e na Europa é muito comum jovens ingerindo substâncias pela veia, sem segurança ou higiene. Doenças transmissíveis como HIV, por exemplo, são altamente disseminada pelas agulhas no uso de heroína, cocaína, anfetamina e outras composições químicas e enquanto as drogas forem vistas como crime, mais jovens continuarão à deriva e sem acompanhamento médico.

Apesar do conteúdo do documento ser altamente didático, a ONU não o aprovou e não fazia parte dos planos ser publicado, além de enfatizar que o consta nele é um ponto de vista pessoal. Bom, sendo assim, palmas para Monica Beg!

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!