O Ativismo se despede de mais um guerreiro. Vá em paz, Marco!

Nota de Falecimento

Hoje o ativismo canábico e muitos amigos estão de luto pelo falecimento do militante Marco Antonio Barreto. Marco tinha 29 anos, era portador de epilepsia e lutou por anos contra a doença de Crhon, mas infelizmente não resistiu e nos deixou, na noite do dia 02 de agosto, às 21h30, conforme nota de sua esposa no Facebook.

Durante seu período de luta Marco foi otimista, persistente, um guerreiro e um ativista pela maconha medicinal, sendo fonte de inspiração para muitos. Em homenagem à sua memória, deixamos abaixo o depoimento, publicado em 2014 na página ‘Eu uso Maconha Medicinal‘, em que ele se posiciona como usuário e cita como a cannabis o auxiliava por anos.

Com muito pesar desejamos força aos familiares, amigos e que Marco alcance a paz suprema.

“Olá, me chamo Marco Antonio Barreto. Sou usuário de Cannabis Medicinal!”

Sou portador de duas doenças crônicas, que até o presente momento não há cura. Uma delas se chama Doença de Crohn, uma doença inflamatória intestinal, a outra se chama Epilepsia. Fui diagnosticado com Epilepsia há cerca de 8 anos, no entanto eu não sabia da sua relação com a maconha.

Em 2010 após um longo período de fortes dores abdominais, diarreia, vômito, falta de apetite entre outros sintomas fui diagnosticado com Doença de Crohn, eu nunca havia escutado falar de tal doença, foi aí que começaram minhas pesquisas, encontrei em muitos sites científicos, sites de outros países, a relação da Doença com a Cannabis, erva que também ajuda muito nos sintomas da Epilepsia.

No segundo semestre de 2011 tive uma forte crise convulsiva, em decorrência da epilepsia, a crise foi tão aguda que acabaram tendo que me reanimar pelo fato de eu ter sofrido uma parada cardíaca. As crises que antes eram frequentes, hoje com a ajuda da cannabis se tornam cada vez mais esporádica, não tenho mais que duas crises ao ano.

Quando veio o Diagnóstico de Crohn perdi cerca de 20kg, fiquei fraco, com a alto estima baixa, sem falar das dores insuportáveis na região abdominal. Tive que fazer várias cirurgias, uma delas para colocar uma bolsa de ileostomia, sou ostomizado. Após começar a usar a Cannabis como fins medicinais todos os sintomas se foram, estou ganhando peso, tenho alto astral, as dores são raras, enfim, a Cannabis me proporciona uma vida com menos sofrimento e com mais vontade de viver.

Como diz a música do Ponto de Equilíbrio: “Esse é o apelo que eu faço às autoridades para que abram os olhos para seu uso medicinal”. Legaliza a planta! Legalize A CURA!” – MARCO ANTONIO BARRETO, Governador Valadares/MG.

mm

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!