Nos EUA, donos tratam animais de estimação com maconha medicinal

Mesmo sem informações científicas ou recomendação veterinária, muitos donos estão convencidos de que a maconha medicinal melhorou a saúde e bem estar de seus animais. As informações são d’O Globo.

Michael Fasman tem uma cadela de 12 anos, chamada Hudson, que sofre com a dor provocada por uma artrite e pela amputação de um dedo, mas analgésicos comuns não funcionam bem com o animal. Buscando alternativas, Fasman (fotografia de capa) decidiu experimentar um tratamento que muitos humanos usam para combater dores crônicas: a maconha. Numa manhã, ele pingou algumas gotas de extrato de cannabis num prato de iogurte que Hudson devorou rapidamente.

— Levantou o espírito dela, e hoje Hudson é novamente uma cadela feliz — disse Fasman, morador de São Francisco, na Califórnia, em entrevista à Associated Press. — Não que tenha acontecido uma mudança total, mas voltou a ser como era antes.

Leia mais: Animais de estimação são os novos usuários da maconha medicinal

Com cada vez mais estados americanos legalizando a maconha para consumo humano, cresce o número de pessoas que estão dando extratos, pomadas e produtos comestíveis à base de cannabis para seus animais de estimação para tratar vários tipos de doença, de artrite a câncer. A maioria dos produtos contém apenas o canabidiol, conhecido pela sigla CBD, com pouco ou nada do tetraidrocanabinol, ou THC, composto com efeitos psicoativos.

Leia também: Nos Eua, animais de estimação poderão em breve serem tratados com maconha medicinal

Extrato de cannabis vendido exclusivamente para uso com animais de estimação – Eric Risberg / AP

Os veterinários dizem que não existe informação científica suficiente que comprove o uso seguro da cannabis para tratamento de animais, por isso ela não pode ser receitada ou recomendada.

— Estamos com as mãos atadas — disse Ken Pawlowski, presidente da Associação de Veterinários da Califórnia. — As pessoas nos perguntam se podem usar a cannabis medicinal em seus animais de estimação, mas lamentavelmente não temos repostas.

Karl Jandrey, veterinário e professor da Universidade da Califórnia, afirma que diz aos seus clientes que “usem por seu próprio risco, e que estejam cientes que existe o perigo de gastar dinheiro sem melhorias, ou até mesmo reações negativas”.

Mesmo sem informações científicas ou recomendação veterinária, muitos donos estão convencidos de que a cannabis melhorou a saúde e bem estar de seus animais. Lyanne Tingle, que mantém um centro para adoção de animais, regularmente faz uso de pomadas e alimentos a base de cannabis para cachorros mais velhos que sofrem com problemas de saúde.

— Você nota a mudança de espírito. Eles já não sentem dor, parecem mais felizes e se movimentam melhor — disse Lyanne. — É como voltar a viver.

Lynne Tingle trata animais em seu abrigo com medicamentos a base de cannabis – Ben Margot / AP

De olho nesse público, a TreatWell Health é uma das muitas empresas que estão surgindo nos EUA especializadas na venda de produtos a base de cannabis para animais. Segundo Alisson Ettel, cofundadora da companhia, esses produtos podem ser usados para combater a ansiedade, falta de apetite, dores, inflamações e convulsões, além de problemas renais e de fígado, câncer e glaucomas.

— Percebemos que nos trazem muitos animais quando já não existem mais opções ou medicamentos fazendo efeito — disse Alisson. — São o último recurso, e a cannabis é muito boa para esse tipo de situação.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!