Multidão vai às ruas no Chile pela legalização da maconha

Além do Brasil, que marchou por 8 cidades, no último sábado (22) milhares de pessoas foram às ruas de Santiago no Chile para a 12ª edição da marcha anual “Cultive seus Direitos”. O movimento reivindica a descriminalização do cultivo para consumo próprio. As informações são da AFP

As bandeiras do movimento rastafári e o doce aroma da maconha tomaram, neste domingo, a principal avenida de Santiago na 12ª versão da marcha anual “Cultive seus direitos”, que reivindica a descriminalização do cultivo para consumo próprio e o fim das políticas proibitivas no Chile.

Mulher fuma grande cigarro de maconha durante marcha a favor da legalização, neste sábado, em Santiago, no Chile (Foto: AP Photo/Esteban Felix)

Mulher fuma grande cigarro de maconha durante marcha a favor da legalização, neste sábado, em Santiago, no Chile (Foto: AP Photo/Esteban Felix)

“Pela saúde, pela dignidade e pela liberdade”, dizia um dos cartazes levados pelas organizações sociais que promovem a legalização total da planta, em um país onde o consumo privado da maconha é permitido, mas sua venda, não.

Em um ambiente de festa, com centenas de bandeiras nas cores verde, amarelo e vermelho, e dançando ao som de tambores, milhares de pessoas marcharam em frente ao Palácio La Moneda, sede do governo.

Assista: Série Córtex mostra como é a maconha medicinal no Chile

Ao longo do trajeto, os manifestantes assinaram um documento que será entregue ao governo da socialista Michelle Bachelet, no qual se pede o respeito “aos direitos humanos dos usuários medicinais e recreativos”, declararam os organizadores.

Homem fuma maconha em manifestação neste sábado (22), no Chile (Foto: AP Photo/Esteban Felix)

Homem fuma maconha em manifestação neste sábado (22), no Chile (Foto: AP Photo/Esteban Felix)

No ano passado, o governo chileno anunciou o plantio e a colheita de quase 7.000 plantas de maconha destinadas à elaboração de um fitoterápico para patologias associadas ao câncer e à epilepsia.

Em 2015, um decreto de Bachelet permitiu o uso da maconha, da resina de maconha, de extratos e de tinturas para a elaboração de produtos farmacêuticos para serem adquiridos em farmácias mediante receita médica.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!