Ministro diz que STF deve descriminalizar porte de maconha em breve

Ministro diz que STF deve descriminalizar porte de maconha em breve Ministro diz que STF deve descriminalizar porte de maconha em breve

Em entrevista exclusiva à BBC Brasil, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, prevê que o STF deve descriminalizar o porte de maconha em breve, mas defendeu que liberação do aborto é tema para ser debatido pelo Congresso. Veja a  entrevista e entenda mais sobre o caso.

BBC Brasil- E a legalização do consumo e comércio de drogas. O senhor tem posição sobre isso?

Fux – Essa é uma questão que o Supremo está prestes a decidir. Já tem uma sombra de que essa matéria vai ser chancelada pelo Supremo. Pelo menos a descriminalização do uso da maconha o Supremo vai chancelar. A questão da comercialização também é importante, porque, segundo cientistas políticos e sociólogos afirmam, isso seria um golpe certeiro contra o tráfico, que é uma das tragédias da nossa sociedade. Por enquanto estamos debatendo a descriminalização do uso e posteriormente vamos debater a possibilidade do comércio regular da droga, assim como acontece no Uruguai e em outros países.

Fux também falou sobre as eleições de 2018 e citou com entusiasmo a possibilidade de uma candidatura do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa ao Planalto. Em relação à situação jurídica de Lula, pré-candidato petista à presidência, Fux afirmou qualquer candidato que tiver condenação em segunda instância será enquadrado na Lei da Ficha Limpa. “O Brasil não aceita mais candidato ficha suja”.

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra.

 Ministro diz que STF deve descriminalizar porte de maconha em breve

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas... um dos responsáveis e 'faz-tudo' do Smoke Buddies.