México revela plano para descriminalizar todas as drogas

lopez obrador México revela plano para descriminalizar todas as drogas

Como alternativa, Obrador diz que o México vai “renunciar à alegação de combater vícios proibindo as substâncias que os geram” . Segundo presidente a atual “estratégia proibicionista do país é insustentável”. Saiba mais no artigo da Leafly.

Em uma quebra dramática de décadas de política de drogas, o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador propôs o fim da proibição em um plano que descriminalizaria todas as drogas atualmente ilegais.

Em seu Plano de Desenvolvimento Nacional para 2019-2024 de seu governo, um esboço de política de cinco anos divulgado recentemente, Obrador observou que a atual “estratégia proibicionista do país é insustentável”.

“A ‘guerra às drogas’ escalou o problema de saúde pública colocado pelas substâncias atualmente proibidas para uma crise de segurança pública”, de acordo com o Plano de Desenvolvimento.

Cannabis será legal em breve

O México já está em um caminho definido para a legalização da maconha. No ano passado, a Suprema Corte do país declarou inconstitucional a proibição da cannabis, forçando os legisladores e o presidente Obrador a trabalhar juntos para elaborar uma legislação para regulá-la formalmente.

Um projeto de lei para legalizar a maconha e permitir sua venda comercial foi apresentado pela senadora Olga Sanchez Cordero em novembro passado. O projeto segue em andamento através de um processo legislativo.

Supervisão e desintoxicação em vez de prisão

Como alternativa, Obrador diz que o México vai “renunciar à alegação de combater vícios proibindo as substâncias que os geram” e oferecer supervisão médica, tratamentos de desintoxicação pessoal e doses regulamentadas de prescrição para aqueles que sofrem de dependência.

“A única possibilidade real de reduzir os níveis de consumo de drogas é levantar a proibição daqueles que são atualmente ilegais”, diz a declaração política de Obrador, “e redirecionar os recursos atualmente destinados a combater sua transferência e aplicá-los em programas – massivos, mas personalizado – de reinserção e desintoxicação. ”

Líderes da reforma das políticas de drogas nos Estados Unidos elogiaram a decisão. “O presidente do México está identificando com razão um dos principais impulsionadores da violência e da corrupção em seu país: a proibição das drogas”, disse Maria McFarland Sánchez-Moreno , diretora executiva da Drug Policy Alliance. “O próximo passo é traduzir palavras em ação, seguindo uma agenda nacional e internacional de reforma das políticas de drogas, baseada no respeito aos direitos humanos.”

#PraCegoVer: Fotografia (de capa) de López Obrador em pé, falando ao microfone, segurando o pedestal com uma mão enquanto gesticula com a outra. Créditos da foto: Alan Ortega – Reuters.

lazy placeholder México revela plano para descriminalizar todas as drogas

Sobre Smoke Buddies

O Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br