Marcha da Maconha reúne milhares de pessoas no Rio de Janeiro

marcha da maconha rio de janeiro matias maxx Marcha da Maconha reúne milhares de pessoas no Rio de Janeiro

Com o tema ‘Contra o abate nas favelas. Legaliza com o Supremo, com tudo’, a 16ª edição da Marcha da Maconha reuniu milhares de pessoas na orla de Ipanema, neste sábado. Saiba mais no texto de Felipe Aguiar* para Smoke Buddies.

Desde o seu tímido começo em 2002, a Marcha da Maconha cresceu e este ano em sua 16ª edição, reuniu milhares de pessoas na orla de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. Com o seu tema ‘Contra o abate nas favelas. Legaliza com o Supremo, com tudo’, exatamente às 16:20 (4:20) a marcha começou sua caminhada do Jardim de Alah em direção ao Arpoador tendo como “abre-alas” carros de som e as crianças, vítimas de doenças comprovadamente sensíveis ao tratamento com óleo de cannabis rico em CDB, e seus pais e parentes pedindo ao governo a liberação do cultivo caseiro da cannabis para produzirem seu próprio remédio sem ficarem reféns da ultrapassada política antidrogas do Brasil, caminhando célere contra a tendência mundial que é a de legalização , descriminação e normalização do uso de cannabis para fins medicinais ou recreativos.

A legalização da maconha está avançando por todo o planeta e as retrógradas legislações proibicionistas estão dando lugar a políticas públicas que situam o uso de drogas fora da esfera criminal. Contudo o Brasil ainda continua a insistir em uma inútil e mercenária guerra às drogas que já provou causar muito mais males à sociedade do que o uso de substâncias ilícitas em si. A Marcha da Maconha, que faz parte do calendário de atos e manifestações do país há anos, vem mais uma vez alertar a sociedade para a urgente necessidade de mudanças na lei de drogas e, este ano, acontecerá em mais de 40 atos espalhados pelo Brasil.

Medicinal, recreativo, industrial, pelo seu direito de fumar maconha: seja lá qual for o seu motivo de lutar por uma mudança nas leis com relação à erva, a Marcha da Maconha é uma ótima maneira de pressionar por essa mudança desse status quo.

Ativistas, como os advogados André Barros e Emílio Figueiredo, políticos como o vereador Renato Cinco, organizadores do evento, como o ex-ministro Carlos Minc e outros influenciadores do mundo canábico fizeram pequenos mas importantes discursos na concentração convocando os maconheiros/as e simpatizantes a uma demonstração pacífica e alegre, pedindo aos governantes liberdade para suas reivindicações.

Além dos carros de som, o bloco carnavalesco Planta na Mente animou a Marcha que caiu no samba carioca enquanto a PM apenas observava discretamente o passar da caminhada. Segundo os organizadores, cerca de mais de 5 mil pessoas participaram da demonstração mas a PM não fez uma estimativa do público presente.

Clique na foto abaixo e acesse a galeria de fotos feitas por Phill Whizzman do Baseado no Cotidiano.

lazy placeholder Marcha da Maconha reúne milhares de pessoas no Rio de Janeiro

#PraCegoVer: Fotografia frontal da Marcha da Maconha, realizada no Rio de Janeiro. Nela vemos grandes faixas onde lemos na primeira “Paz entre nós guerra aos senhores” e mais ao fundo e vemos uma faixa preta e entre logos da Marcha das Favelas, lemos a frase Marcha das favelas pela legalização pelo fim do massacre aos pobres. Crédito Phill Whizzman

#PraCegoVer: Fotografia de capa mostra, do ponto de vista superior, milhares de pessoas durante a Marcha da Maconha no Rio de Janeiro. Crédito Matias Maxx

*Felipe Aguiar, jornalista, carioca militante e mais novo membro da redação Smoke Buddies.

lazy placeholder Marcha da Maconha reúne milhares de pessoas no Rio de Janeiro

Sobre Smoke Buddies

O Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br