Maconha e Games: o que acontece em seu cérebro quando você joga chapado?

maconha games o que acontece em seu cerebro quando voce joga chapado smoke buddies Maconha e Games: o que acontece em seu cérebro quando você joga chapado?

Jagger Gravning, repórter do canal Motherboard, da Vice, resolveu achar na prática a resposta para a seguinte questão: como seu cérebro se comporta quando é exposto a doses de erva e videogames? Para isto, nada mais justo que pegar alguns games, um saco de maconha, apertar unzinho e o start.

Você já parou para pensar como funciona seu cérebro quando resolve fazer este shake com as duas coisas? Você fica melhor ou pior? Fode tudo, todos e morre de rir ou aposta na seriedade enquanto joga? Para tentar por um fim nestas dúvidas cruéis, um grupo de norte-americanos resolveu realizar alguns testes e ver, na prática, o que acontece em sua cabeça quando pega nos joysticks depois de fumar um beck (um trabalho, aliás, que ninguém queria ter, não é?). Para isso, pegaram um saco de maconha, fumaram unzinhos e jogaram a noite toda para ver o que muda quando a erva entra em cena.

Jagger Gravning, repórter do canal Motherboard, da revista Vice, reuniu mais três amigos maconheiros para cumprir a missão. Para isso, testaram um dos diversos serviços de delivery de maconha em funcionamento no estado de Washington (EUA). Assim, levaram para casa algumas gramas da verdíssima God Bud e, para acompanhar a erva na sessão fumaça, quatro games de estilos variados: Spelunky, Super Hexagon, Tetris DS e Pac-Man Championship Edition CX+.

Após uma noite repleta de baseados, bongadas e, claro, muita jogatina, os amigos realmente chegaram a algumas conclusões que devem ser consideradas. Para você que acha que eles ficaram lesadões e perderam todas, cuidado… Você errou! Em todos os testes realizados após um “doiszinho”, Jagger e seus amigos fizeram pontuações iguais ou superiores as partidas sóbrias.

Confira a pontuação dos buddies:

Spelunky (fases aleatórias geradas conforme seus avanços):

  • Jagger careta: 34.925 / chapado: 46.000
  • Dutch careta: 83.684 / chapado: 198.250
  • Ben careta: 52.315 / chapado: 413.524 – zerou o jogo, incluindo o nível final Inferno, que ele nunca havia jogado
  • Brian: chegou depois e não jogou

Super Hexagon (média de três jogos careta e três chapado. A pontuação se baseia em quantos segundos você aguenta sem encostar nas paredes de um labirinto que se move em espiral, ou seja, o número maior é melhor.)

  • Eu careta: 4.03 segundos / chapado: 4.03 segundos
  • Dutch Mogul careta: 3.44 segundos / chapado: 5.19 segundos
  • Ben careta: 5.92 segundos / chapado: 6.38 segundos
  • Brian careta: 2.32 segundos / chapado: 3.87 segundos

Tetris DS (em pontos)

  • Eu careta: 13.766 / chapado: 15.360
  • Dutch Mogul careta: 40.338 / chapado: 97.462
  • Ben careta: 65.095 / chapado: 56.447
  • Brian careta: 18.860 / chapado: 15.843 (O Brian disse que ele sentiu que estava jogando Tetris muito melhor chapado, e ficou surpreso ao ver que na verdade não estava. “Achei que estava conseguindo controlar meu destino” ele disse, abatido.)

Pac-Man Championship Edition CX+ (em pontos)

  • Eu careta: 989.120 / chapado: 968.540
  • Dutch Mogul careta: 558.830 / chapado: 635.350
  • Ben careta: 1.104.470 /  chapado: 836.200

Apesar dos resultados, todos eles notaram uma característica em comum quando jogavam chapados: “Me sinto mais envolvido emocionalmente. Quando você joga em estado alterado, sua mente parece estar operando a um nível de envolvimento bem sofisticado”, diz Jagger. Ou seja, a sensação de pertencer ao mundo do game aumenta, o que pode ajudar e muito na concentração e no resultado final.

Então, não se sinta culpado quando estourar aquela bomba com uma mão, enquanto segura o controle com a outra. A associação de games e maconha dá mais certo do que imaginávamos. Faça que nem a gente: vamos testar a teoria para ver se também dá certo… Mesmo que como desculpa para bater aquele game chapado.

E você, curte jogar videogame chapada?

Leia: USP testa composto da maconha para parkinson