Legalização da maconha reduz mortes no trânsito

 Legalização da maconha reduz mortes no trânsito

Estudo da Universidade de Columbia, nos EUA, mostra que mortes no trânsito em Estados com maconha para fins medicinais legalizada estão em queda. Estados agora têm taxas de até 26% mais baixas nas fatalidades. As informações são do MerryJane, com tradução e adaptação Smoke Buddies.

Como mais da metade dos estados já legalizaram a maconha de alguma forma, muitos defensores da proibição ainda pregam que a maconha pode causar um aumento nos acidentes de trânsito com vítimas fatais. No entanto, um recente estudo da área de saúde pública na Faculdade Mailman, da Universidade de Columbia, mostra que a maconha realmente tem o efeito oposto sobre o número de mortes relacionadas com o trânsito.

De acordo com o estudo, recentemente publicado no American Journal of Public Health, nos estados onde passaram a vigorar leis sobre a maconha medicinal tem-se visto uma redução de 11% em mortes no trânsito. Além disso, esses estados viram taxas de fatalidades no trânsito 26% mais baixas em comparação com estados onde a maconha permanece ilegal.

O achado mais interessante no estudo foi que a legalização da cannabis causou uma grande queda nas fatalidades no trânsito envolvendo adultos mais jovens, um grupo geralmente mais propenso a acidentes relacionados ao álcool com vítimas fatais. Os pesquisadores descobriram que a redução de 11% ficou entre o grupo de 15 a 24 anos e 12% no grupo de 25 a 44 anos.

“Também é possível que os estados com leis de maconha medicinal tenham taxas de fatalidades no trânsito em queda por estar relacionado a níveis mais baixos de consumo de álcool nestes estados”, disse Silva Martins, pesquisadora da Universidade de Columbia e uma das autoras do estudo. “Encontramos evidências de que os estados com leis de maconha, em comparação com os que não alteraram sua legislação, relataram, em média, taxas mais baixas de motoristas dirigindo após beber”, complementou Martins.

O grupo de pesquisa acredita que o estudo mostra uma clara ligação entre as leis de maconha medicinal e a redução nas mortes no trânsito, o que levará a uma análise semelhante sobre as ligações entre a legalização da cannabis e acidentes não fatais.

No entanto, tais descobertas não justificam o uso da maconha e outras substâncias que alterem a percepção antes de dirigir. Mas o que eles mostram é que a legalização da maconha pode desempenhar um papel importante na redução de mortes relacionadas ao álcool e direção, que continua sendo uma epidemia em todo o país.

A redação do Smoke Buddies recomenda que evitem o uso de qualquer substância que altere sua percepção antes de pegar na direção, principalmente o álcool, e em tempos, recomendamos também a leitura deste artigo ao Osmar Terra, Ministro do Desenvolvimento Social, para que por fim possa falar com propriedade e não sob especulações.

Leia também:

Sem base científica, Ministro de Temer atribui à legalização da maconha suposto aumento de acidentes e outros problemas

 Legalização da maconha reduz mortes no trânsito

 Legalização da maconha reduz mortes no trânsito

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas… um dos responsáveis e ‘faz-tudo’ do Smoke Buddies.