Juiz critica política de drogas brasileira ao postar foto com leite de maconha

valois leite Juiz critica política de drogas brasileira ao postar foto com leite de maconha

Defensor da legalização da maconha e apoiador do movimento antiproibicionista, o juiz de direito Luís Carlos Valois* usa novamente as redes sociais para explanar os benefícios da cannabis.

O juiz Luís Carlos Valois, mestre e doutor em direito penal e criminologia, já conhecido do meio canábico pelo seu ativismo antiproibicionista e pela legalização da planta, volta a causar furor nas redes sociais, ao postar uma foto com um litro de leite de maconha, na Alemanha.

“Um dia eu postei uma foto com um energético de cannabis, na Inglaterra, falando do quanto se pode fazer com essa planta, remédio, shampoos, cremes, roupas etc, e a gente prendendo pretos e pobres no Brasil… aí foi um escândalo, até jornal publicou a foto: “um juiz com um energético de cannabis, como pode?!”… bem agora vai uma foto com leite então, de cannabis, sem lactose, sem glúten, sem hipocrisia!… na Alemanha!”.

Em 2015, Luís Carlos Valois postou uma foto em seu perfil no Facebook, bebendo uma lata de energético feito à base de cannabis, em Londres. No post, que já não está mais no ar, o juiz de direito fala sobre como pode ter muita coisa que pode ser feita com a erva, “além ficar prendendo os outros”, e manifesta seu apoio à campanha #LiberaSTF, conforme o registrado na publicação do site Amazonas Atual.

#LiberaSTF

O processo começou em 2015, com três votos a favor da descriminalização. Na época, o ministro Teori Zavascki, morto em 2017, pediu vista e seu sucessor, Alexandre de Moraes, liberou somente em novembro do ano passado para julgamento.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, informou em dezembro do ano passado que o STF julgará em 5 de junho de 2019 se é crime o porte de drogas para uso pessoal.

*Luís Carlos Valois é juiz de direito, mestre e doutor em direito penal e criminologia pela USP, membro da Associação de Juízes para Democracia – AJD e porta-voz da Law Enforcement Against Prohibition (Associação de Agentes da Lei contra a Proibição) – LEAP.

Leia também:

A caça ao juiz que (não) fuma maconha

#PraCegoVer: fotografia (de capa) em close de Luís Carlos Valois sorrindo e segurando uma embalagem de leite, onde pode-se ver o desenho de uma folha de maconha usando óculos de sol rosa e azul; ao fundo podemos ver prateleiras de produtos em estabelecimento na Alemanha.