Guerra à informação: Governo esconde levantamento nacional sobre o uso de drogas

levantamento fiocruz drogas Guerra à informação: Governo esconde levantamento nacional sobre o uso de drogas

No dia da mentira, mais uma entra para a lista do governo do “minto”: a epidemia de drogas no Brasil difundida pelos seus caudilhos da proibição. Levantamento realizado pela Fiocruz, e encomendado pela Senad, mostra justamente o contrário e nunca foi divulgado. As informações são do Intercept e da Casa da Democracia.

“Eu não sei onde a Fiocruz faz suas pesquisas, mas eles insistem em dizer que não há uma epidemia de drogas no Brasil”, discursou o então ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, durante audiência pública na Câmara dos Deputados. Era novembro de 2017, e o ministro, hoje titular da pasta da Cidadania, já havia declarado guerra à maior pesquisa sobre consumo de drogas da história do Brasil.

Concluído no final de 2016, o 3º Levantamento Nacional Domiciliar sobre o Uso de Drogas nunca foi divulgado pela Secretaria Nacional de Política de Drogas, a Senad, órgão do Ministério da Justiça responsável por encomendar a pesquisa. A hipótese mais provável, reforçada pela declaração de Osmar Terra, é que o governo federal censurou os números porque eles revelavam o oposto do que a gestão de Michel Temer queria mostrar – e que o governo Bolsonaro continua a sustentar.