Governo do Reino Unido finalmente admite os efeitos medicinais e terapêuticos da maconha

Fotografia de dois buds de maconha presos a presilhas tipo jacaré, sendo que um está atrás da lente de uma lupa, com um fundo desfocado em cores escuras. Google.

Ainda longe da possibilidade de regulamentar o mercado da maconha medicinal e recreativa, Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do governo do Reino Unido considerou pela primeira vez os benefícios medicinais da planta. As informações são do HuffPost Brasil.

O governo do Reino Unido continua oficialmente longe da possibilidade de legalizar a comercialização e o acesso à maconha medicina e recreativa. Em agosto mesmo, o governo respondeu a uma petição com 203.466 assinaturas pela legalização, venda e produção da maconha de forma bastante taxativa: “A cannabis pode inquestionavelmente causar problemas aos indivíduos e sociedade”. E só. Fim.

No entanto, nem tudo são trevas para os britânicos. Pela primeira vez, o Medicines and Healthcare products Regulatory Agency (MHRA), do Reino Unido, considerou os efeitos terapêuticos e medicinais da maconha.

Pela primeira vez, o órgão admite que os canabinoides, especialmente o CBD – comum no uso para fins medicinais – pode ter um efeito de “restaurar, corrigir ou modificar funções fisiológicas” quando administrados a humanos, como relata o jornal The Independent. Ou seja: o governo passa a admitir o que em países como Estados Unidos e Israel já amplamente utilizado, inclusive, há décadas.

A fala do governo britânico surge após a MediPen, empresa que vende vaporizadores, pressionar por regulações sobre o CBD. “Desde que chegamos nós temos trabalhado duro para obter nossa meta de quebrar as conotações negativas sobre a cannabis para que uma reforma sobre o uso medicinal aconteça”, afirma Jordan Owen, diretor da MediPen, também ao Independent. A reforma ainda não veio, mas talvez tenha dado seu primeiro passo definitivo.

Leia também:

MediPen, o vaporizador que utiliza óleo de maconha

Legalização da maconha renderia R$ 4 bi ao Reino Unido

The Guardian pede legalização da maconha no Reino Unido

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!